PQ2023

MOSTRA dos PAÍSES e REGIÕES

A Mostra dos Países e Regiões é competitiva e de responsabilidade da curadoria de cada país

 

 

O núcleo curatorial da Mostra dos Países e Regiões faz parte da PQBrasil 2023 e é o responsável

pela curadoria da participação do país nesta mostra na próxima edição da Quadrienal de Praga.

 

NÚCLEO CURATORIAL MOSTRA PAÍSES E REGIÕES

(clique acima para conhecer melhor os integrantes)

Arianne Vitale • Elaine Nascimento • Gregory Silvar • Heloisa Lyra Bulcão

Karina Machado • Marieta Spada Rafael Bicudo

Renato Bolelli Rebouças • Sergio Lessa

 

Em breve, as informações sobre a exposição brasileira na Mostra dos Países e Regiões da PQ 2023 estarão aqui no site.

 

 

BRASIL: ENCRUZILHADAS - ACREDITAMOS NAS ESQUINAS

MELHOR TRABALHO EM EQUIPE NA PQ 2023

 

Confira aqui os prêmios e premiados

 

 

* EM BREVE, saiba tudo sobre esta exposição e todas as representações brasileiras na PQ'23

  ao acessar o catálogo brasileiro que está em revisão com uma versão revisada e ampliada.

 

VISÕES RARAS

(texto da Quadrienal de Praga, livremente traduzido pela PQBrasil)

 

A curadoria internacional da PQ apresenta o tema proposto para os países na Mostra dos Países e Regiões:

 

Em tempos críticos de incerteza, precariedade e mudança - como o nosso - designers da performance, cenógrafos, e todos os praticantes de performance, no sentido mais amplo da palavra, ecercem um papel especialmente importante na sociedade: imaginar, visualizar e até mesmo criar visões raras do futuro. Eles podem ser de vários tipos - inspiradores, visionários ou mais conservadores. É o único poder do performance design / cenografia para mergulhar a mente e o corpo em nossos possíveis futuros, para dar esperança e, assim, se tornar um catalisador para mudanças positivas.

 

Teatro e performance, em espaços físicos, virtuais ou mesclados, têm o poder de instigar uma perspectiva positiva para um futuro melhor e imaginar mundos, ambientes, layouts e cenários específicos e sob medida para a vida imaginativa e imaginária das comunidades. Eles podem prever e antecipar eventos e desenvolvimentos, sejam políticos, sociais, ecológicos ou tecnológicos. Os participantes e o público têm a oportunidade de viver esses eventos indiretamente e, ao fazê-lo, tentar viver no futuro. Esses possíveis futuros irão, esperançosamente, desafiar nossas ideias e hábitos preconcebidos, empurrar os limites do que pensamos ser possível e permissível. Nas outras vezes, eles servirão como um aviso, destacando perigos e ameaças que de outra forma as sociedades, em suas preocupações, cuidados e frustrações diárias, podem ignorar, negligenciar ou minimizar.

 

Essas visões, imaginações e previsões RARAS do futuro, que nos unem profundamente, que tocam nossos corações e abrem o potencial para mudanças, serão o foco principal da Mostra de Países e Regiões da PQ 2023.

 

 

A convocação para as equipes curatoriais de cada país / região podem escolher uma das três áreas:

 

1. Encontre uma produção ou peça performática / cenográfica recente, realizada exclusivamente para o seu país / região / comunidade, que reuniu seu público dando esperança e plantando uma semente para mudar.

 

2. Encontre uma produção recente e / ou peça performática / cenográfica, realizada exclusivamente para o seu país / região / comunidade que continha momentos surpreendentemente preditivos, visionários e / ou que serviu como um catalisador de algumas mudanças políticas e sociais significativas.

 

3. Crie uma visão de futuro, teatro, performance e cenografia pós-pandemia. Como nosso hábitos e rotinas irão mudar no espaço do mundo pós-pandêmico? Como vamos compartilhar aqueles raros momentos de conexão humana após a prolongada experiência de isolamento?

 

A PQ convida as equipes curatoriais a encontrar uma forma de apresentar este trabalho / visão aos participantes da Quadrienal de Praga, usando as lentes do desenho da performance / cenografia. Seja qual for a forma de apresentação que o país escolher, a curadoria internacional pede que seja considerada a visão da PQ sobre desenho da performance / cenografia.

 

Esta exposição é competitiva e é dedicada às performances profissionais e designers de teatro. A PQ está  interessada ​​em ver novas criações e realizar novos trabalhos originais. Nenhuma das obras expostas pode ter mais de 6 anos.

 

 

Quer fazer parte da equipe PQBrasil?

Escreva para: pqbr23@gmail.com