PQ2023

MOSTRA DOS ESTUDANTES

A Exposição Mostra dos Estudantes é competitiva e de responsabilidade da curadoria de cada país

 

 

O Corpo Brasileiro PQBrasil 2023 é o responsável pela criação, curadoria e produção

da participação do país na próxima edição da Quadrienal de Praga

 

NÚCLEO CURATORIAL MOSTRA DOS ESTUDANTES

(clique para conhecer melhor os integrantes)

Bruna Christófaro (UFOP-MG) • Ézia Neves (Escola de Teatro e Dança da UFPA-PA)

Fernando Marés (ACT- Ateliê de Criação Teatral de Curitiba-PR) • Guilherme Bonfanti (SP Escola de Teatro)

Helô Cardoso (Instituto de Artes da Unicamp) • Ivan Cabral (SP Escola de Teatro)

J.C.Serroni (SP Escola de Teatro) • Luiz Fernando Lobo (Cia. Ensaio Aberto-RJ) • Marcelo Girotti (UFRB-BA)

Márcio Tadeu (SP Escola de Teatro e Escola Livre de Santo André) • Paula De Paoli (SP Escola de Teatro)

 Rosana Rocha (Fábrica de Cultura Zona Leste-SP) • Telumi Helen (SP Escola de Teatro)

Tiago Bassani (UFOB-BA) • Viviane Ramos (SP Escola de Teatro)

 

Quer mais informações ou fazer parte do Corpo Brasileiro, nas Células de Trabalho?

Escreva para: pqestbr@gmail.com

 

 

 

HISTÓRIAS RARAS DE LUGARES ÚNICOS

(texto da Quadrienal de Praga, livremente traduzido pela PQBrasil)

 

Os anos da Covid 19 nos fizeram repensar não apenas sobre nossa maneira usual de viver, mas também de nos comunicar, aprender, ensinar e criar. Este foi um momento sem precedentes na memória viva, mas não a primeira vez em que um desafio dessa magnitude aconteceu. Momentos de mudança de vida semelhantes são refletidos em muitas áreas diferentes da arte, teatro e performance; podemos encontrá-los em contos, lendas, mitos, histórias, poemas, música, dança e jogos de várias culturas em todo o mundo. Isso pode nos inspirar a reconsiderar os eventos definidores de nosso próprio passado e eles também podem nos ajudar a entender melhor nossa situação atual e direcionar nossos passos futuros. Muitas dessas inspirações, embutidas nos costumes e hábitos locais, também podem nos instruir sobre como criar uma vida mais sustentável dentro de nossas próprias culturas.

 

A PQ está convidando os curadores dos países a apresentarem intervenções criativas que se inspirem no conhecimento local, cultura local e identidade - especialmente se acreditamos que nossas ideias locais, materiais, abordagens artísticas conectadas à comunidade local e ao genius loci do nosso lugar podem trazer inspiração para trabalhos novos e visionários do desenho da performance / cenografia. Com essa intenção, a PQ pede às escolas participantes e designers emergentes para criarem uma exposição (ou um espaço de experiência imersiva) com base ou inspirado no conhecimento cultural de um lugar. A PQ acredita que o processo único de transformação dessas fontes locais de imaginação em novos e RAROS trabalhos de desenho da performance / cenografia contribuirão ativamente para o compartilhamento de histórias para outros de todo o mundo. A PQ encoraja que sejam criadas experiências cenográficas, com base neste conhecimento local, em que seu desenho da performance envolva totalmente os sentidos, emoções e percepções do público participante.

 

É recomendada que uma reflexão cuidadosa deve ser dada ao uso de mídia digital, que deve ser combinada com atenção às experimentações artísticas tangíveis e à inclusão de sociedades e culturas.

 

A Mostra dos Estudantes mostra o trabalho de estudantes, jovens designers, e estúdios de jovens designers que representem seu próprio país ou região. Esta edição da PQ novamente incentiva organizações nacionais / regionais e curadores a ampliar a pesquisa e incluir não apenas estudantes designers e instituições educacionais, mas também jovens designers e novos estúdios de criação (com jovens designers, até 5 anos após a formatura).

 

Apresentação do Núcleo Curatorial do Brasil para a

Mostra dos Estudantes


PQ2019 ↔ PQ2023 

Representação Brasileira da Mostra dos Estudantes na PQ2023

 

O processo de transição da equipe curatorial de 2019 para 2023 para a representação do Brasil na Mostra dos Estudantes para a 15a. edição da Quadrienal de Praga aconteceu pela inscrição de Grupos, e votação aberta em Assembleia com professores da área.

 

Três propostas foram apresentadas publicamente, pela ferramenta Zoom, no dia 13 de Abril 2021, e disponibilizadas neste site e no canal da PQBrasil no youtube: https://youtu.be/1qsRKm1MsrI As votações permanceram abertas por 15 dias, podendo votar professoras/es de áreas/disciplinas relacionadas ao desenho cênico ou cenografia ampliada.

Grupo 1 - Poéticas cenográficas brasileiras: ritos e performatividades: 25 votos (13,5%) – 3º Lugar
Grupo 2 - Cinco Faróis71 votos (38,4%) – 2º Lugar
Grupo 3 - Tradição e Transgressão: 89 votos (48,1%) – 1º Lugar
 
Assim, o grupo Grupo 3 - Tradição e Transgressão é o responsável pela organização, curadoria e produção da representação brasileira na Mostra dos Estudantes da Quadrienal de Praga 2023.

 

(Leia aqui a ata deste processo 2019-2023)