WhatsApp Image 2023-03-27 at 20.29.14.jpeg

Nosso catálogo está no ar. Só clicar no botão logo aqui em baixo!!!!

WhatsApp Image 2023-03-27 at 20.29.14.jpeg

O núcleo curatorial da Mostra dos Estudantes brasileiros da PQ2023 torna pública a relação dos trabalhos que integrarão a exposição em Praga, República Tcheca, a ser realizada no próximo mês de junho. Foram solicitadas, através do email constante na ficha de inscrição, informações de cada trabalho participante para compor o nosso catálogo. Em caso de dúvidas, entrar em contato via email: pqestbr@gmail.com

AGRADECEMOS A DISPONIBILIDADE DE TODOS!

 

Para se cadastrar e receber mais informações basta preencher o formulário através do link: http://bit.ly/PQ23MEst

 

Dúvidas, entrem em contato através dos nossos canais de comunicação:

Siga-nos no instagram e facebook: @pqestudantes

Seguimos a disposição no email: pqestbr@gmail.com

 

Aguardamos a sua participação!

 

WhatsApp Image 2022-04-29 at 22.19.29.jpeg

É com satisfação que a curadoria da Mostra dos Estudantes brasileiros da Quadrienal de Praga 2023, abre a chamada para participação das escolas na Mostra dos Estudantes.  A exposição acontecerá na cidade de Praga, no The Prague Market - Pražská Tržnice, de  08 a 18 de junho de 2023. Poderão participar estudantes ou recém-formados na área de cenografia e áreas correlatas vinculados às instituições de ensino e cursos livres brasileiros. Essa edição do festival traz como tema: “Raro – Histórias raras de lugares únicos”, e o núcleo curatorial adotou como o conceito norteador a “Tradição e Transgressão” e suas possíveis relações nos processos de criação para o espaço cênico | espaço da performance

DATAS IMPORTANTES:

 

2022

30/Abril - Lançamento da chamada Mostra de Estudantes.

12/Dezembro - Data limite para postagem dos trabalhos via correio.

 

2023

Fevereiro / março (Datas a confirmar) - Exposição prévia dos trabalhos na cidade de São Paulo.

Junho - Montagem da exposição em Praga de 05 a 07 e exposição da Mostra de Estudantes entre os dias 08 e 18.

 

 

Aqui em cima, compartilhamos o material gráfico do nosso projeto expositivo para a Mostra dos Estudantes.

Este foi o material utilizado em nosso encontro que ocorreu em 14/09/22.

AGRADECEMOS A PRESENÇA DE TODOS!!!!

 

A proposta do Núcleo Curatorial da Mostra dos Estudantes é realizar uma participação formativa no desenvolvimento dos trabalhos para exposição dos estudantes. Com este objetivo, eventos vêm sendo organizados em formato de Live, e transitidos através do Youtube e Facebook.

 

1º Seminário Mostra de Estudantes (dezembro/2021)

Neste primeiro encontro foram discutidos o tema Tradição e Transgressão na arte, o tema central da PQ23 – Raro, e também, tivemos uma mesa sobre o cenógrafo Tomás Santa Rosa, homenageado desta curadoria.

 

 

2º Seminário Mostra de Estudantes (junho/2022)

Em abril/2022 foi lançado um texto para incentivar reflexões sobre os temas Raro e a Tradição e Transgressão. A intenção do segundo seminário foi aprofundar as discussões sobre os temas na relação com o ensino brasileiro de cenografia e áreas correlatas. A programação completa pode ser conferida em https://pqestbr.wixsite.com/2seminariomostraest

 

 

1º Colóquio Mostra de Estudantes PQ23

(21, 22 e 23 de novembro), das 19h30 às 21h

Com mais essa ação nossa curadoria dá continuidade na proposta de uma participação formativa no desenvolvimento dos trabalhos para exposição dos estudantes.

 

Das Traquitanas à automação

Do barroco ao moderno a máquina cenográfica se expande e se retrai, antes, manual, no esforço físico da manobra e engenho na criação de "traquitanas" sua tecnologia se expande, se conecta ao digital com novas possibilidades de se criar a imagem teatral. A tecnologia cênica ou a cenotécnica, está para a cenografia como uma ferramenta ao desempenho, execução e manejo cuja excelência depende que a técnica opere suas possibilidades expressivas.

 

Mesa 1 - Tecnologias na Cena 

Será discutido, em que medida as transformações tecnológicas na cenografia teatral podem ser uma evolução ou um empecilho para a expressividade da cena. Também, o que se ganha e o que se perde e o que se configura na cenografia teatral com o uso de tecnologias digitais na cena.

Com Bruna Christófaro, Marcio Tadeu e Paula de Paoli. Mediação: Guilherme Bonfanti

 

Mesa 2 – Poéticas e automação – possibilidades na Cenografia

Entender, que traquitanas, ou acessórios improvisados, são também elementos poéticos que podem nos levar ao universo mágico dos espetáculos teatrais. A pesquisa de traquitanas é o que nos leva ao conhecimento do uso e do manuseio. A repetição desses procedimentos é que podem nos levar a um sistema de automação.

Com Ézia Neves, Marcelo Girotti e Thiago Bassani. Mediação: Ivan Cabral

 

Mesa 3 –Tensões e confluências entre a Tradição e Trangressão na criação cenográfica

Discutir como o desenvolvimento tecnológico pode e deve ser aplicado com bom senso para que não transforme o teatro em algo só matemático num apertar de botões. Tecnologia sim, muito necessária, mas sem esquecer o humano que está por trás dela.

Com Helô Cardoso, Fernando Marés e Rosana Rocha. Mediação: Telumi Hellen

 

 

Os links de acesso das lives são disponibilizados a cada dia, durante os eventos, no Instagram @pqestudantes, no canal do facebook.com/pqestudantes e enviado aos e-mails cadastrados através do formulário de registro de interesse.

 

Para quem participar do seminário e precisar de certificado, é só preencher o formulário do google disponível na descrição do vídeo do youtube, ou contactar-nos através do e-mail pqestbr@gmail.com.

 

 

Cópia de Design sem nome (2).png

 

Acesse tabém o blog da Mostra dos Estudantes: um canal de trocas pedagógicos para os estudantes e professores de cenografia. Nele colocamos textos, filmes, videos, para inspirar nossos estudantes na elaboração de seus trabalhos para a proxima edição da mostra dos estudantes. 

https://pqest.blogspot.com/

 

 

A Exposição Mostra dos Estudantes é competitiva e de responsabilidade da curadoria de cada país   

 

 

O Núcleo curatorial da Mostra dos Estudantes faz parte do corpo PQBrasil 2023 e é o responsável pela   

criação, curadoria e produção da participação do país na próxima edição desta mostra da Quadrienal de Praga   

 

NÚCLEO CURATORIAL MOSTRA DOS ESTUDANTES   

(clique para conhecer melhor os integrantes)   

Bruna Christófaro (UFOP-MG) • Ézia Neves (Escola de Teatro e Dança da UFPA-PA)   

Fernando Marés (ACT- Ateliê de Criação Teatral de Curitiba-PR) • Guilherme Bonfanti (SP Escola de Teatro)   

Helô Cardoso (Instituto de Artes da Unicamp) • Ivan Cabral (SP Escola de Teatro)   

J.C.Serroni (SP Escola de Teatro) • Luiz Fernando Lobo (Cia. Ensaio Aberto-RJ) • Marcelo Girotti (UFRB-BA)   

Márcio Tadeu (SP Escola de Teatro e Escola Livre de Santo André) • Paula De Paoli (SP Escola de Teatro)   

 Rosana Rocha (Teatro-Escola Basileu França - GO) • Telumi Helen (SP Escola de Teatro)   

Tiago Bassani (UFOB-BA) • Viviane Ramos (SP Escola de Teatro)   

 

HISTÓRIAS RARAS DE LUGARES ÚNICOS

(texto da Quadrienal de Praga, livremente traduzido pela PQBrasil)

 

Os anos da Covid 19 nos fizeram repensar não apenas sobre nossa maneira usual de viver, mas também de nos comunicar, aprender, ensinar e criar. Este foi um momento sem precedentes na memória viva, mas não a primeira vez em que um desafio dessa magnitude aconteceu. Momentos de mudança de vida semelhantes são refletidos em muitas áreas diferentes da arte, teatro e performance; podemos encontrá-los em contos, lendas, mitos, histórias, poemas, música, dança e jogos de várias culturas em todo o mundo. Isso pode nos inspirar a reconsiderar os eventos definidores de nosso próprio passado e eles também podem nos ajudar a entender melhor nossa situação atual e direcionar nossos passos futuros. Muitas dessas inspirações, embutidas nos costumes e hábitos locais, também podem nos instruir sobre como criar uma vida mais sustentável dentro de nossas próprias culturas.

 

A PQ está convidando os curadores dos países a apresentarem intervenções criativas que se inspirem no conhecimento local, cultura local e identidade - especialmente se acreditamos que nossas ideias locais, materiais, abordagens artísticas conectadas à comunidade local e ao genius loci do nosso lugar podem trazer inspiração para trabalhos novos e visionários do desenho da performance / cenografia. Com essa intenção, a PQ pede às escolas participantes e designers emergentes para criarem uma exposição (ou um espaço de experiência imersiva) com base ou inspirado no conhecimento cultural de um lugar. A PQ acredita que o processo único de transformação dessas fontes locais de imaginação em novos e RAROS trabalhos de desenho da performance / cenografia contribuirão ativamente para o compartilhamento de histórias para outros de todo o mundo. A PQ encoraja que sejam criadas experiências cenográficas, com base neste conhecimento local, em que seu desenho da performance envolva totalmente os sentidos, emoções e percepções do público participante.

 

É recomendada que uma reflexão cuidadosa deve ser dada ao uso de mídia digital, que deve ser combinada com atenção às experimentações artísticas tangíveis e à inclusão de sociedades e culturas.

 

A Mostra dos Estudantes mostra o trabalho de estudantes, jovens designers, e estúdios de jovens designers que representem seu próprio país ou região. Esta edição da PQ novamente incentiva organizações nacionais / regionais e curadores a ampliar a pesquisa e incluir não apenas estudantes designers e instituições educacionais, mas também jovens designers e novos estúdios de criação (com jovens designers, até 5 anos após a formatura).

 

PQ2023 - MOSTRA DOS ESTUDANTES

Quer mais informações ou fazer parte do Corpo Brasileiro nas Células de Trabalho?

Escreva para: pqestbr@gmail.com

 

Organização

03.LOGO_GCB.png
logo escola sp.png