PQ2023

MOSTRA DOS ESTUDANTES

A Quadrienal de Praga que acontece na República Tcheca desde 1967, chega em 2023 na sua décima quinta edição.
Pretendo fazer aqui um resumo das edições e um levantamento sobre as seções que existiram, já mencionando que a única que persiste até hoje, e que sempre compôs a PQ é a seção Países e Regiões.
Durante todo o percurso das edições vimos seções surgirem outras desaparecerem colocando a Quadrienal em constante movimento.
Pretendo me concentrar nas edições em que tivemos a participação das escolas de todo o mundo, essa seção só passou a existir a partir de 1995.Como já mencionei aqui, a mostra de Países e Regiões aconteceu em todas as versões desde 1967, numa crescente adesão de países.
De 1967 a 1991 tivemos sempre uma seção chamada de Temática. Era definido um tema e cada país participante dessa secção levava projetos que o abrangessem. Os temas trabalhados foram:
 
1967 - Óperas de Mozart.
1971 - Cenografias para peças de Shakespeare.
1975 - Escolas de Cenografia, mas não consistia ainda numa seção específica
1979 - Puppets, uma linguagem bastante praticada na República Tcheca.
1983 - Musicais e Dramas relacionados a artistas, da ainda então, antiga Tchecoslováquia.
1991 - Última versão dessa seção temática, novamente com o tema sobre produções de Óperas de Mozart.
 
Em 1999 tivemos uma espécie de retomada daquilo que foi a seção temática só que num formato diferente, cada país ser responsabilizou por um tema, e este deveria ser uma espécie de homenagem a um artista, um cenógrafo, um autor ou uma instituição que tivesse um trabalho significativo na área do teatro. Nessa versão, a curadoria brasileira escolheu o SESC, Serviço Social do Comércio, como a Instituição que muito contribuiu ao teatro brasileiro.
De 1967 a 2015, tivemos a presença da Seção de Arquitetura. Eu, particularmente, sempre achei a seção de projetos de arquitetura teatral uma das mais importantes da PQ, em uma área sem oportunidades em outros eventos dessa natureza pelo mundo. Espero que em breve, assim como o que já está acontecendo em 2023, quando estamos percebendo algumas revisões, que a mostra de arquitetura teatral possa voltar a fazer parte do conjunto de seções da Quadrienal.

 

 

MATÉRIAS EXISTENTES SOBRE AS QUADRIENAIS NAS PUBLICAÇÕES DO ESPAÇO CENOGRÁFICO NEWS
 
O Espaço Cenográfico de São Paulo sempre se preocupou em divulgar a Quadrienal de Praga.
A publicação EC News, ativa entre 1997 a 2014, em seus quase 20 anos publicou cerca de 40 edições da revista, sempre com muita atenção às edições das PQ. A cada versão era feito um chamamento através da revista que tinha uma tiragem de 2.000 exemplares distribuídos no Brasil e no exterior.
Estamos reeditando essas matérias agora na seção da Mostra dos estudantes, dentro do site da PQ Brasil, através da nova gestão curatorial de 2023.
As informações trazidas nesses artigos são de enorme relevância para estudos desse importante evento, bem como propiciar àqueles que ainda não o conhecem, a possibilidade de ter informações sobre a Quadrienal.
De tempos em tempos, a equipe curatorial da Mostra das Estudantes de 2023 estará trazendo, informações importantes sobre as Quadrienais, onde a próxima será realizada na cidade de Praga, na República Tcheca, de 08 a 18 de junho de 2023.
 
J.C.Serroni

 

 

O coletivo responsável pela Mostra dos Estudantes é formado por

15 membros, de 8 instituições de ensino, de 6 localidades Brasileiras

 

Email: pqestbr@gmail.com

 

Corpo Curatorial:

Bruna Christófaro (Universidade Federal de Ouro Preto-MG) • Ézia Neves (Escola de Teatro e Dança da UFPA-PA)

Fernando Marés (ACT- Ateliê de Criação Teatral de Curitiba-PR) • Guilherme Bonfanti (SP Escola de Teatro)

Helô Cardoso (Instituto de Artes da Unicamp) • Ivan Cabral (SP Escola de Teatro) • J.C.Serroni (SP Escola de Teatro)

Luiz Fernando Lobo (Cia. Ensaio Aberto-RJ) • Marcelo Girotti (Universidade Federal do Recôncavo Baiano-BA)

Márcio Tadeu (SP Escola de Teatro e Escola Livre de Santo André) • Paula De Paoli (SP Escola de Teatro)

 Rosana Rocha (Fábrica de Cultura Zona Leste-SP) • Telumi Helen (SP Escola de Teatro)

Tiago Bassani (Universidade Federal do Oeste da Bahia-BA) • Viviane Ramos (SP Escola de Teatro)

 

 

 

Grupo 3 - Tradição e Transgressão: 

 

Ézia Neves (Escola de Teatro e Dança da UFPA) • Fernando Marés (ACT- Ateliê de Criação Teatral de Curitiba) • Guilherme Bonfanti (coordenador do curso de iluminação da SP Escola de Teatro) • Helô Cardoso (Instituto de Artes da Unicamp) • J.C.Serroni (coordenador dos cursos de Cenografia e Figurinos e Técnicas de Palco da SP Escola de Teatro) • Luiz Fernando Lobo (Cia. Ensaio Aberto) • Márcio Tadeu (formador da SP Escola de Teatro e docente da Escola Livre de Santo André) • Paula De Paoli (SP Escola de Teatro) • Rosana Rocha (Fábrica de Cultura Zona Leste) • Telumi Helen (SP Escola de Teatro) • Tiago Bassani (Universidade Federal do Oeste da Bahia) • Viviane Ramos (SP Escola de Teatro)

 

Proposta prévia:
 

• Frase inspiradora : "O TEATRO ME FEZ AMIGO DA MULTIDÃO" – de Flávio Império
• Tema: Trabalhado a partir das definições da curadoria da PQ 2023: TRADIÇÃO e TRANSGRESSÃO
• Participação dos estudantes na Mostra em Praga: Que seja FORMATIVA. Que todo o processo de preparação a acontecer em dois anos seja uma forma de estudo, pesquisa e reflexão sobre as questões que envolvem a linguagem do desenho e da performance e da PQ.
• Como promover essa formação: Seminários, palestras e oficinas durante os quatro semestres que precedem a PQ. Todos gratuitos. Interessa que o processo seja pedagógico. 
• Quem promove: A SP Escola de Teatro através de seus cursos de extensão e os Cursos regulares de Cenografia, Figurinos, Iluminação, Sonoplastia; Técnicas de Palco e o Instituto Ensaio Aberto no Armazém da Utopia no Rio de Janeiro através de suas Oficinas.
• Catálogo: Garantia de Impressão pelo selo Lucia’s da S. P. Escola.
• Encaminhamentos: A partir desse grupo base, atingir todas as escolas de formação na área.
Temos já no Grupo, polos radiadores em todas as regiões:  Sul, Sudeste, Norte, Nordeste e Centro Oeste. Abrimos a partir daqui o convite para todos que desejarem integrar o Grupo. 
Reflexões que interessam no processo formativo: Sobre design. A tradição e o novo. O que é transgressão. O universo de atuação do cenógrafo. Teatro colaborativo. Performatividade. Os reflexos da pandemia. Valorização do processo.

 

A apresentação do grupo pode ser vista tambem em video no link:  https://youtu.be/_MvH1MDBqgM

 

O processo de transição da equipe curatorial de 2019 para 2023 para a representação do Brasil na Mostra dos Estudantes para a 15a. edição da Quadrienal de Praga aconteceu pela inscrição de Grupos, e votação aberta em Assembleia com professores da área.

Saiba aqui sobre o processo e sobre os projetos inscritos.


PQ2019 ↔ PQ2023 

Representação Brasileira da Mostra dos Estudantes na PQ2023

 

Terminou no dia 20 de abril o período de votação para a escolha da próxima equipe curatorial para a representação brasileira na 

Mostra dos Estudantes da Quadrienal de Praga de 2023.

 

Tres propostas foram apresentadas em encontro publico no Zoom em 13 de Abril 2021 e disponiveis neste site e no canal da PQBrasil no youtube:

https://youtu.be/1qsRKm1MsrI

 

O formulário de votação foi encerrado exatamente às 24 horas do dia 20 de abril de 2021.

A apuração foi feita pelo Prof. Luiz Henrique Sá, Diretor da Escola de Teatro da UNIRIO e curador da Mostra dos Estudantes Brasileiros na PQ2019, com o acompanhamento e fiscalização das cenógrafas Marieta Spada e Beli Araújo, que também subscrevem a ata. O grupo reuniu-se virtualmente, por meio do aplicativo Google Meet, a partir das 23h45min do dia 20 de abril, encerrando os trabalhos às 0h49min do dia seguinte.

De um total de 207 votos registradosnão foram computados 22 votos de pessoas que se autodeclararam como não sendo professores(as) de área/disciplina relacionada ao desenho cênico ou cenografia ampliada e que afirmaram saber, portanto, que seus votos não seriam computados. 

Assim, um total de 185 votos foram considerados válidos, o resultado final foi:

Grupo 1 - Poéticas cenográficas brasileiras: ritos e performatividades: 25 votos (13,5%) – 3º Lugar
Grupo 2 - Cinco Faróis71 votos (38,4%) – 2º Lugar
Grupo 3 - Tradição e Transgressão: 89 votos (48,1%) – 1º Lugar
 
Assim, considera-se o grupo Grupo 3 - Tradição e Transgressão como responsável pelos procedimentos de organização, curadoria e produção para a representação brasileira na Mostra dos Estudantes da Quadrienal de Praga de 2023.

Parabéns a todos os participantes!

Sucesso na PQ23, com a participação de todas as escolas que pensam e produzem cenografia no país!