PQ2023

PQ PERFORMANCES

 

PQ Performance é um programa composto por apresentações performáticas,

com inscrições individuais abertas e comissariada por um curador internacional da PQ

 

Diretora Artística PQ`23: Markéta Fantová

Curadora PQ Performances: Carolina E. Santo

 

EXPERIÊNCIAS RARAS

A seção de Performances na PQ nos dão a melhor oportunidade de experimentar o desenho da performance / cenografia em sua forma ao vivo. A curadoria internacional da PQ acredita que o mundo, tal como é hoje, levou os criadores a serem ainda mais criativos, engenhosos, visionários e sem medo de experimentar. A situação atual tem feito com que muitos de nós tenham que reconsiderar nossos valores; performers foram forçados a repensar e inventar novas formas de compartilhar seus trabalhos com o público. O espaço em que trabalhávamos mudou e a nossa percepção do espaço mudou ao decorrer destes longos períodos de isolamento. Procuramos recursos perto de casa e isso também mudou algumas de nossas abordagens. Tudo isso trouxe de forma diferente paisagens de transição, fusão de espaços tangíveis e intangíveis, e nos tornou mais cientes de nossa necessidade de uma conexão e um toque mais próximos. Essa conexão mais próxima com o público é o que mais a PQ busca neste projeto.

 

Com base em uma chamada aberta, a curadoria internacional da PQ selecionará trabalhos performáticos que apresentem novos desenvolvimentos na área de desenho da performance / cenografia, que sejam visionários, corajosos e único. O time PQ promete que irá se esforçar para incluir uma seleção diversificada de apresentações de muitas partes diferentes do mundo.

 

Em apresentações ao vivo, será possível encontrar as mudanças e deslocamentos mais recentes, porque é aí que experimentamos as mais novas ideias, descobertas, experimentos e encontramos inesperados, únicos, e momentos irrepetíveis. Por performances, a PQ quer dizer qualquer tipo de performance, incluindo teatro, dança, ópera, arte performática, performance dirigida por artes visuais, performance de som ou de luz, ritual contemporâneo, performances de rua, teatro de fantoches e muito mais. No decorrer dessas performances, podemos experimentar a criação cenográfica usando todos os nossos sentidos. O trabalho do artista criador só termina quando todos os elementos de uma performance se tornam uma peça única, junto com o público.

 

O programa de Performance da PQ tem como objetivo conectar profissionais das artes cênicas, estudantes e públicos internacionais com o público em geral e visitantes de Praga. O foco principal da PQ 2023 é na cenografia contemporânea, mostrada em seu formato ao vivo por meio de performances, usando uma variedade de locais, incluindo o espaço principal da PQ e outros locais em diferentes áreas do centro de Praga.

 

A chamada para submissões de propostas para esta seção será anunciada em: 31 de Outubro de 2021