PQ2023

MOSTRA dos PAÍSES e REGIÕES

 

 

NÚCLEO CURATORIAL MOSTRA PAÍSES E REGIÕES

 

Arianne Vitale

Elaine Nascimento

Gregory Silvar

Heloisa Lyra Bulcão

Karina Machado

Marieta Spada

Rafael Bicudo

Renato Bolelli Rebouças

Sergio Lessa

 

 

 

 
 
PQBRASIL 2023

Os artistas abaixo compõem o Núcleo Curatorial da Mostra dos Países e Regiões, que fazem parte da representação brasileira na Quadrienal de Praga 2023, o maior festival internacional dedicado às espacialidades, visualidades e sonoridades da cena. 

 

 

NÚCLEO CURATORIAL MOSTRA DOS PAÍSES E REGIÕES

 

 

 

Arianne Vitale (Campinas / SP)

Artista, figurinista, cenógrafa e arquiteta de cenas, professora e pesquisadora, atua em diferentes áreas das artes cênicas e visuais. É doutoranda pelo Laboratório de Práticas Performativas (PPGAC/USP). Cria cenografia e figurino para teatro e performance, em peças de diretores e companhias como Frank Castorf, Teatro da Vertigem, Teatro de Narradores, Eugenio Lima, entre outros, em São Paulo e Berlim, onde viveu por 7 anos. Participa na criação e produção de projetos e eventos culturais, curadorias, ações urbanas performativas e ministra workshops e cursos livres, além de ser professora em duas Faculdades na área de Cenografia e Figurino, Design de moda e Eventos. Dentre seus projetos de destaque estão “Encontros com a Arte Contemporânea”, desde 2017 e “Figurino em Ação”, desde 2016. Membro fundador da associação Grafias da Cena Brasil.

 

 

Elaine Nascimento (Fortaleza / CE e Santa Catarina / SC)

Cenógrafa, expógrafa e designer. Criou o Espaço Pitanga onde desenvolve experimentações relacionadas às espacialidades gestadas pelo corpo em ações cênicas performativas, cenografia e expografia. Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela UFSC, mestre em Artes Cênicas pelo PPGT/UFBA e mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo PosArq/UFSC. Foi sócia e fundadora do escritório Estúdio Craft, onde concebeu projetos de expografia e cenografia, em sua maioria para equipamentos culturais da cidade de Fortaleza/CE. Foi professora do percurso de cenografia da Escola Porto Iracema das Artes (CE) e do curso de Design da Faculdade Fanor Devry (CE). Foi premiada na categoria de melhor cenário no prêmio Destaques do Ano (2009) e indicada pela mesma categoria em 2010, em Fortaleza (CE). É membro da plataforma teiabr e membro fundador da associação Grafias da Cena Brasil.

 

 

Heloisa Lyra Bulcão (Rio de Janeiro / RJ)

Diretora de arte, cenógrafa, figurinista, pesquisadora e professora. Pós-doc em educação (UERJ, 2013-2019), doutora em artes cênicas (UNIRIO). Atua na visualidade da cena desde 1982, em teatro, dança, cinema e exposições. Idealizou e dirigiu o filme “Sidarta, em busca de si nesse mundo de nós” (2021). Foi professora nas graduações em Teatro e Design (UCAM), professora visitante da Universidad de Colombia e professora e coordenadora na EAT/FAETEC. Ministra palestras, oficinas e aulas (PUC-RJ, ESDI/UERJ, IARTES/UERJ, EAV). Indicada a prêmios APTR e Questão de Crítica pelo livro “Luiz Carlos Ripper para além da cenografia" (FAPERJ/DP et alii, 2014), é autora do livro “Luiz Carlos Ripper: poesia e subversão” (FUNARTE, 2016). Membro da ABRACE, OISTAT, núcleo fundador da plataforma teiabr e membro da diretoria da Grafias da Cena Brasil.

 

 

Karina Machado (São Paulo / SP)

Artista cênica e visual, diretora de arte, empresária e advogada. Tem estudos e criações em fotografia, escultura, performance, instalações, escrita, desenho e gravura. Participou de exposições de arte no Brasil, Alemanha, Itália e Suíça. Desenvolveu projetos cenográficos para espetáculos de dança, ópera e teatro. Criou o desenho de exposições de arte e de design contemporâneo. Foi a idealizadora do Coletivo Casa Goia e do estúdio de criação Palavrapalco, que nasceu com o propósito de transformar qualquer espaço, físico ou virtual, em um palco de confluência e conexões entre espectadores e criações, sejam elas artísticas, literárias ou do design. Integra a equipe do Centro Cultural Veras. Administradora do estúdio FC Artes e Eventos Culturais, que produz conteúdos artísticos e culturais para eventos que acontecem no Brasil e na Itália. Membro da diretoria da associação Grafias da Cena Brasil.

 


Marieta Spada (Rio de Janeiro / RJ)

Cenógrafa e Figurinista, graduada em Cenografia (2008) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Trabalhou com Hélio Eichbauer nas exposições "Fernando Pessoa, Plural", "Universo" e "Sambrá, o Musical", além de ter assinado cenário e figurino de produções de teatro como "Entregue seu Coração no Recuo da Bateria", "Noviças Rebeldes", "Santa Maria do Circo", "Funk Brasil - 40 anos de baile" e "Saia". Atuou como figurinista assistente em "O Frenético Dancin`Days", direção de Deborah Colker, e como figurinista em "Ao redor da mesa, com Clarice Lispector", direção de Fernando Philbert. Cenógrafa assistente na comissão de frente da Mangueira (Carnaval 2020). Co-criadora do canal Cenogravando, desenvolvido durante a pandemia com a cenógrafa Natália Lana. Membro da diretoria da associação Grafias da Cena Brasil.

 

 

Rafael Bicudo (Pindamonhangaba / SP)

Diretor de cena, curador, figurinista, diretor de arte, professor e pesquisador. Mestre em artes pela ECA/USP. Foi diretor de cena de encenações de André Guerreiro Lopes, Antônio Araújo, José Celso Martinez Corrêa, Robert Wilson e Steven Wasson; diretor artístico do projeto “Marcas da Infância” (Prêmio Betinho 2018, 2020); educador de figurino e cenografia nas Fábricas de Cultura; artista-orientador na SP Escola de Teatro; palestrante, oficineiro e professor em cursos livres e de ensino superior; curador e membro de comissões de exposições, editais, concursos e festivais de teatro; criador de visualidade cênica de espetáculos teatrais; pesquisador, redator e editor dos catálogos brasileiros da PQ 2011 e 2015. É um dos idealizadores e integrante dos projetos Diretores de Cena Brasil, Papo da Coxia, teiabr. Curador do rAMPa, em Natal, RN. Membro fundador da associação Grafias da Cena Brasil.

 

 

Renato Bolelli Rebouças (Cotia e São Paulo / SP)

Diretor de arte, cenógrafo, arquiteto, professor independente e pesquisador. Integrante do Laboratório de Práticas Performativas (ECA/USP), onde se tornou mestre e doutor em cenografia. Vencedor dos prêmios Shell de Cenografia e CPT de Projeto Visual, em 2008, foi diretor de arte do Grupo XIX de Teatro e atua em teatro, ópera, dança, performance e exposições com a Cia. do Latão, Linhas Aéreas, grupo Espanca!, Teatro da Vertigem, Coletivo Legítima Defesa, MAPA Teatro (Bogotá), Caetano Vilela, Marta Soares, Frank Castorf (Berlim) e Contact Theatre (Manchester). Em Nova Iorque, 2019, foi artista residente do Hemispheric Institute of Performance and Politics, e pesquisador no Departamento de Performance Studies, NYU. É integrante da Usina da Alegria Planetária, ABRACE, OISTAT, IFTR e um dos idealizadores da plataforma teiabr. Membro da diretoria da associação Grafias da Cena Brasil.

 

 

Sergio Lessa (São Paulo / SP)

Arquiteto, diretor, ator, cenógrafo e figurinista. Mestre e Doutor em Artes Cênicas pela ECA/USP, com mestrado financiado pela FAPESP,  formado em arquitetura e urbanismo pela  FAU/USP. Pesquisa, em Cenografia e Figurino Teatral, o trabalho de composição cenográfica espacial de Peter Brook. Integrante da Cia Quase Nada, é artista multifacetário e também programador visual. Atualmente, é professor e assistente de coordenação no curso de Arquitetura e Urbanismo e coordenador dos cursos de pós-graduação "Cenografia e Figurino" e "Design de Interiores" no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Foi responsável por orientar a montagem do cenário de "O Inimigo do Povo" e "Facetas Rodriguianas" (2019) e pela cenografia de "Matriarcado de Pindorama", da Cia Estelar (2018).  Membro fundador da associação Grafias da Cena Brasil.