O QUE É A QUADRIENAL DE PRAGA?

A Quadrienal de Praga (Prague Quadrennial - PQ) é um evento mundialmente conhecido que  acontece por duas semanas, a cada quatro anos, em Praga, República Tcheca. Foi criada em 1967 para trazer o melhor do design da performance, cenografia e arquitetura teatral para a linha de frente de atividades culturais a serem vividas por profissionais, artistas emergentes e, também, pelo público em geral. 

 

A cada edição, a PQ vem se modificando e, atualmente, cada vez mais designers a entendem como uma plataforma: um fluxo contínuo de atividades e colaborações que vão acontecendo em todo o mundo com diversos parceiros, profissionais criativos, artistas, pesquisadores e teóricos.

 

Como surgiu a PQ e como se deu a participação do Brasil?

 

A PQ surgiu em 1967 após cenógrafos tchecos, como Vichodyl e Svoboda, começarem a ganhar vários prêmios na Bienal das Artes Plásticas do Teatro, no Brasil. A exposição internacional de cenografia aconteceu no Brasil bienalmente, de 1957 a 1965 e, depois, de forma intercalada com a PQ, até 1973, como parte da Bienal de São Paulo. Este fato marca a grande importância da participação brasileira nas Quadrienais de Praga, em que nosso país se fez sempre presente, a não ser na edição de 1983.

 

Por duas vezes, as representações brasileiras conquistaram o prêmio máximo do evento: a Triga de Ouro 1995 e 2011. Em 2021, a Quadrienal de Praga foi redefinida como um festival, composto por muitas atividades, além das exposições quadrienais. Cada festival da PQ é, hoje em dia, a culminação dos esforços dos quatro anos anteriores: uma celebração e uma oportunidade para os profissionais das artes da performance de todo o mundo se encontrarem em um só lugar e compartilharem seus trabalhos, ideias e pensamentos durante o evento. A edição de 2023 promete ser mais uma oportunidade para novas e únicas experiências compartilhadas. 

 

 

Organizadores da PQ

 

A Quadrienal de Praga é organizada  pelo Ministério da Cultura da República Tcheca e realizada pelo Instituto de Artes e Teatro de Praga. As exposições dos países e regiões são organizadas por organizações culturais importantes de cada país, incluindo ministérios da cultura,  institutos de arte e teatro, bem como festivais, companhias de teatro, teatros internacionais de prestígio e escolas.

 

 

 

COMO A PQ VÊ O DESENHO DA CENA E DA PERFORMANCE / CENOGRAFIA?

(texto oficial da Quadrienal de Praga)

 

O desenho da cena e da performance, atualmente, se apresenta com frequência por meio de experiências ao vivo e imersivas, em que todos os sentidos podem ser envolvidos e os membros do público podem assumir um papel ativo. A PQ vê o desenho da cena e da performance como uma forma de arte que vai além do visual, que mergulha na esfera experiencial e sensorial com foco na colaboração interdisciplinar, dando expressão criativa a novas ideias e experimentos.

 

O desenho da cena e da performance contemporânea é uma forma de arte dentro dos parâmetros de ambientes multissensoriais - cria mundos de sensações que apelam à imaginação, à mente, bem como aos órgãos sensoriais: os olhos, os ouvidos, o nariz, a pele. Ambientes cenográficos assumem uma vida que foge do alcance do criador: não importa o quão cuidadosamente seja planejado e executado, é verdadeiramente completado pelo engajamento dos participantes com o espaço projetado. Cada criação, então, é impermanente e mutável; também é visionária e volátil, na medida em que trabalha com, e repousa sobre, muitas incógnitas.

 

O desenho da cena e da performance pode ocorrer em uma gama ilimitada de ambientes: desde os palcos de teatro tradicional, passando por locais de espetáculos experimentais, a qualquer tipo de locais e espaços - do urbano ao rural, do industrial à paisagem, interior ou exterior, físico, virtual ou misto. Cada vez mais, o trabalho criativo compreende uma variedade de novas mídias e envolve várias outras profissões e disciplinas, em ambientes aplicados, bem como em formatos inovadores, experimentais.