O QUE É A QUADRIENAL DE PRAGA?

 

A Quadrienal de Praga é o maior evento internacional dedicado ao espaço e desenho da performance que inclui: cenografia, figurino, iluminação, sonoplastia, visagismo, outras mídias e arquitetura teatral.Organizada pelo Ministério da Cultura da República Tcheca, realizada pelo Instituto de Teatro e Artes de Praga e reconhecida pela UNESCO. 

 

Desde 1967 a PQ tem sido uma plataforma para intercâmbio, networking, debate, desenvolvimento profissional e de formação, apresentando o melhor da produção mundial nestas áreas através de exposições e festival que inclui: performances, workshop, simpósios e projetos educativos e de residência.

 

A realização da PQ conta com o esforço de cada país em organizar as exposições dos países e regiões que contam, em sua maioria, com o apoio de organizações culturais de cada país, incluindo os ministérios da cultura, instituições de arte e teatro, bem como festivais internacionais, companhias de teatro e prestigiadas escolas de teatro e de artes visuais. Cada país participante é responsável pelos aspectos organizacionais, financeiros e artísticos de suas próprias exposições na PQ. Cada país nomeia seu próprio curador e/ou instituição organizadora que envia a inscrição obrigatória para a organização da PQ.

 

Esta participação criativa de países de diversos continentes, é organizada em seções competitivas e em exposições que variam a cada edição. A Mostra dos Países e Regiões é o eixo central do evento e contou com 62 países em 2011, quando o Brasil ganhou a Triga de Ouro, prêmio máximo da PQ.

 

A última edição da PQ’ em 2015, ocupou mais de 30 espaços na cidade de Praga e contou com a participação de profissionais, estudantes e público em geral mais de 70 países que apresentaram exposições internacionais da produção contemporânea do espaço e desenho da cena, além de cerca de 500 performances ao vivo. Durante os dez dias de duração recebeu mais de 180.000 visitantes; a PQ’ foi ainda  nomeada um dos doze mais importantes festivais culturais na Europa, pelo prestigiado prêmio EFFE.

 

A próxima e 14ª edição da PQ acontecerá de 6 a 16 de Junho de 2019  e contará com as tradicionais: Mostra de Paises e Regiões, a Mostra dos Estudantes e a Mostra de Arquitetura Cênica;  além de outras mostras específicas e uma programação paralela que inclui performances ao vivo, palestras, workshops e debates.

clima_pq2.jpg
clima_pq3.jpg