PQ2023

FRAGMENTOS II

 

A seção Fragmentos II não é competitiva e é de responsabilidade da curadoria de cada país.

 

IMAGENS RARAS / MUNDOS RAROS

(texto da Quadrienal de Praga, livremente traduzido pela PQBrasil)

 

A Mostra Fragmentos I foi inaugurada como parte da PQ`19, com conceito determinado pela curadoria da PQ:

 

A única maneira de experimentar o desenho da performance / cenografia em sua verdadeira forma é por meio de uma apresentação ao vivo. Depois que a performance termina, tudo o que resta são fragmentos do trabalho de design, como maquetes, plantas baixas, desenhos de cenários e figurinos. Esses fragmentos são peças que se abrem uma pequena janela na mente de seu criador e nos ajuda a entender o processo de criação que guia a um lugar antes mesmo que a produção ganhe vida. Fragments II, como o nome sugere, será nossa segunda tentativa de examinar a cenografia por meio de artefatos e objetos.

 

Desta vez, vamos nos concentrar apenas em uma maquete em pequena escala. Vamos apresentar as criações não apenas como ideias congeladas, materializadas pelas mãos do artista que tenta mapear o início de sua jornada intuitiva e investigativa através de sua imaginação, mas também como objetos de arte, admirados pela arte e habilidade de seus criadores.

 

Esta exposição também irá explorar nosso fascínio por objetos de pequena escala que têm o poder de nos levar para além do caminho de nosso próprio país das maravilhas imaginário.