MOSTRA PAÍSES E REGIÕES

 

MOSTRA COMPETITIVA

Para essa mostra é designado o prêmio máximo da Quadrienal de Praga, a Triga de Ouro

Vivemos em um mundo que muda rapidamente e constantemente ressignificando a realidade, tecida através de nossos pensamentos e nossas referências de vida. As tensões entre o local e global, ampliam a questão sobre identidade e sobre as fronteiras entre o que é familiar e o que é externo. Assistimos  a uma evolução complexa, carregada de incertezas, mas que também impulsiona a energia criativa.

 

Nesta próxima edição, através do tema sobre as fronteiras e os limites entre os espaços imaginários e concretos, pretende-se focar o pensamento sobre o espaço a ser compartilhado. Como é possível recriar um momento que já passou para apresentar aos outros? Como preservar as experiência emocional de performances extraordinárias, criadas em um contexto específico, e ao mesmo tempo buscar formas inspiradoras para comunicar uma mensagem para o público global?

 

A PQ2019 deseja incentivar o diálogo, a colaboração e  criar um ambiente puramente cenográfico, onde cada elemento tem um significado, onde cada forma e objeto foiram cuidadosamente escolhidos com um propósito.

 

A partir deste tema lançado pela direção artistica da PQ2019 para a Mostra de Países e Regiões, a proposta do Brasil é apresentar, em Praga, dois formatos que irão coexistir no mesmo espaço:

 

ARQUIVOS e INTERSECÇÕES

 

ARQUIVOS - Apresenta a recente produção de designers da cena,  trabalhos selecionados de diversas disciplinas não textuais do Teatro e da Performance: cenografia, iluminação, sonoplastia, indumentária, vídeo instalação, etc..  A seleção dos trabalhos será realizada a partir da inscição e envio dos mesmos pelos interessados em participar. Todos os inscritos terão lugar na galeria virtual deste site e  os selecionados serão apresentados em forma expositiva, em Praga, na PQ2019.

 

INTERSECÇÕES - Uma série de residências artísticas a serem realizadas durante o ano de 2018, cujos processos e resultados, realizados no Brasil, serão apresentados em Praga, na PQ2019. A forma expositiva destas produções será  definida em resposta aos processos, utilizando possivelmente: vídeo documental, transposição ou reprodução de elementos materiais criados no Brasil, em Praga; podendo assumir caráter de elementos expositivos e serem ativados  durante o evento. Em continuidade ao projeto Desenhos de Cena#, investigação recente da curadora no campo da exposição do desenho da cena, cujas etapas #1 e #2 foram realizadas em 2016 e 2017 respectivamente, INTERSECÇÕES é a terceira etapa deste percurso, pautado pelo desdobramento de processos criativos entre 2 a 3 artistas do desenho da cena, de disciplinas distintas, combinados para criarem narrativas não textuais, no qual a individualidade do artista fique borrada e prevaleça uma assinatura compartilhada.

 

 

Aby Cohen

Curadora da Mostra Países e Regiões PQ2019

 

 

 

 

 MOSTRA PAíSES e REGIÕES PQ2019

 ARQUIVOS

 

 10 trabalhos de 13 artistas foram selecionados para   representar o   Brasil na Mostra Países e Regiões PQ2019, no segmento ARQUIVOS:

 

 Aline Santini, com SHINE / desenho de luz

 Beli Araujo Cesar Augusto, com INSETOS /desenho do espaço cênico

 Bia Junqueira, com UBU REI / cenografia

 Claudia de Bem, com HIEROFANIAS / desenho de luz e da performance

 Coletivo Bijari, com ADEUS PALHAÇOS MORTOS / cenografia

 Daniel Ducato , com SEJA HERÓI ORIGINAL / desenho da performance         

 Marcelo Denny e Marcelo D'avilla, com PELE DIGITAL / desenho da performance

 Marisa Bentivegna, com ENQUANTO ELA DORMIA  / cenografia

 Matheus Milanelli, com AGONIA DA MORTE DAS FADAS / figurino

 Ney Madeira e Dani Vidal, com UM GRIÔ CONTA A HISTÓRIA: um olhar sobre  a África e o despontar da Guiné Equatorial / figurino

 

 

 A partir da inscrições recebidas para o segmento ARQUIVOS, a curadoria   da   MOSTRA PAÍSES e REGIÕES convidou 3 profissionais para colaborarem como   curadores-adjuntos para esta seletiva:

 

    Julio Djocsar

    Márcio Tadeu

    Renato Bolelli Rebouças

 

COMO PARTICIPAR

 

ARQUIVOS

 

Abertura de inscrições de trabalhos para a Mostra ARQUIVO

As Inscrições poderão ser efetuadas entre 20 de Março e 31 de Julho de 2018

A seletiva dos trabalhos será realizada em Outubro de 2018

Os trabalhos selecionados serão apresentados em uma MOSTRA no Brasil, em São Paulo. em Março de 2019

 

Para inscrever-se, acesse: www.pqbrasil.org/inscricoes