MOSTRA PAÍSES E REGIÕES

 

 

O CORPO COMO ESPAÇO, TERRITÓRIO e SUAS FRONTEIRAS

 

 

A Mostra Brasileira Países + Regiões na PQ2019 não poderia ser apresentada de outra forma,  mas como um manifesto político neste palco global de múltiplos olhares que é a PQ, destacando questões latentes locais e globais. Reflete os conflitos migratórios e também o estado de apreensão e incerteza em relação à proposições politicas recentes que impulsionam para um cenário devastador, colocando em risco, acima de tudo, o meio-ambiente, os direitos humanos e a subjetividade da Arte.

 

Neste contexto, a Mostra aborda questões substanciais sobre territorialidade e fronteira, chamando a atenção para o espaço do indivíduo no mundo geográfico, político, cultural e social. Enfatiza a existência do ser humano como centro do conflito e os riscos aos quais está exposto. Expressa questões urgentes relacionadas à identidade, xenofobia, assédio, censura, preconceito e intolerância. Aponta para o conflito entre a imobilidade e a urgência em lutar pela nossa existência neste cenário.

 

 No impasse entre  imobilidade e resistência, a proposta da curadoria apresenta duas camadas: o ARQUIVO da recente produção individual de artistas selecionados, e as INTERSECÇÕES entre indivíduos, territórios e limites - performances inéditas de assinatura coletiva, realizadas através de projetos de residência artística conduzidos pela curadoria em 2018, explorando o poder das narrativas não textuais como instrumentos para enfrentar a censura. 

 

Desenhando entre a realidade e a ficção que o Teatro e Performance nos permite explorar, os conceitos curatorial e expositivo são combinados, encenando o espaço e o desenho da cena como instalação + exposição + performance, para apresentar  o CORPO COMO ESPAÇO, TERRITÓRIO E SUAS FRONTEIRAS.

 

CORPO como elemento primordial e ativo, definindo territórios físicos e psicológicos;

CORPO como presença provocadora, quebrando barreiras, reconfigurando FRONTEIRAS; em busca de TRANSFORMAÇÃO; 

CORPO como instrumento de resistência, existência e criação; 

FRONTEIRAS como pontos de encontro, convidando à percepção sobre identidade, empatia e o compartilhar de visões críticas do mundo; 

CORPO como ESPAÇO, um lugar de existir.

 

 

ARQUIVOS e INTERSECÇÕES

 

ARQUIVOS - Apresenta a recente produção de designers da cena,  trabalhos selecionados de diversas disciplinas não textuais do Teatro e da Performance: cenografia, iluminação, sonoplastia, indumentária, vídeo instalação, etc..  A seleção dos trabalhos será realizada a partir da inscição e envio dos mesmos pelos interessados em participar. Todos os inscritos terão lugar na galeria virtual deste site e  os selecionados serão apresentados em forma expositiva, em Praga, na PQ2019.

 

INTERSECÇÕES - Uma série de residências artísticas a serem realizadas durante o ano de 2018, cujos processos e resultados, realizados no Brasil, serão apresentados em Praga, na PQ2019. A forma expositiva destas produções será  definida em resposta aos processos, utilizando possivelmente: vídeo documental, transposição ou reprodução de elementos materiais criados no Brasil, em Praga; podendo assumir caráter de elementos expositivos e serem ativados  durante o evento. Em continuidade ao projeto Desenhos de Cena#, investigação recente da curadora no campo da exposição do desenho da cena, cujas etapas #1 e #2 foram realizadas em 2016 e 2017 respectivamente, INTERSECÇÕES é a terceira etapa deste percurso, pautado pelo desdobramento de processos criativos entre 2 a 3 artistas do desenho da cena, de disciplinas distintas, combinados para criarem narrativas não textuais, no qual a individualidade do artista fique borrada e prevaleça uma assinatura compartilhada.

 

 

Aby Cohen

Curadora da Mostra Países e Regiões PQ2019

 

 

 

 

 MOSTRA PAíSES e REGIÕES PQ2019

 ARQUIVOS

 

 10 trabalhos de 13 artistas foram selecionados para   representar o   Brasil na Mostra Países e Regiões PQ2019, no segmento ARQUIVOS:

 

 Aline Santini, com SHINE / desenho de luz

 Beli Araujo Cesar Augusto, com INSETOS /desenho do espaço cênico

 Bia Junqueira, com UBU REI / cenografia

 Claudia de Bem, com HIEROFANIAS / desenho de luz e da performance

 Coletivo Bijari, com ADEUS PALHAÇOS MORTOS / cenografia

 Daniel Ducato , com SEJA HERÓI ORIGINAL / desenho da performance         

 Marcelo Denny e Marcelo D'avilla, com PELE DIGITAL / desenho da performance

 Marisa Bentivegna, com ENQUANTO ELA DORMIA  / cenografia

 Matheus Milanelli, com AGONIA DA MORTE DAS FADAS / figurino

 Ney Madeira e Dani Vidal, com UM GRIÔ CONTA A HISTÓRIA: um olhar sobre  a África e o despontar da Guiné Equatorial / figurino

 

 

 A partir da inscrições recebidas para o segmento ARQUIVOS, a curadoria   da   MOSTRA PAÍSES e REGIÕES convidou 3 profissionais para colaborarem como   curadores-adjuntos para esta seletiva:

 

    Julio Djocsar

    Márcio Tadeu

    Renato Bolelli Rebouças

 

expo_baixa.jpg
05.06 (2).jpg

COMO PARTICIPAR

 

ARQUIVOS

 

Abertura de inscrições de trabalhos para a Mostra ARQUIVO

As Inscrições poderão ser efetuadas entre 20 de Março e 31 de Julho de 2018

A seletiva dos trabalhos será realizada em Outubro de 2018

Os trabalhos selecionados serão apresentados em uma MOSTRA no Brasil, em São Paulo. em Dezembro de 2018

 

Para inscrever-se, acesse: www.pqbrasil.org/inscricoes