MOSTRA FRAGMENTOS

 

O REI DA VELA: 50 anos de BRASIL e da PQ (1967-2017)

 

Exposição dedicada ao reconhecimento e celebração de profissionais de destaque, que ao longo de sua carreira criaram um legado na sua área de atuação. A Mostra reunirá elementos cênicos que representam projeto nos quais aparece preservada e reside a essência de determinado contexto cultural, artístico e sócio-político.

 

A PQ2019 convida curadores nacionais para selecionarem um ítem entre maquetes, trajes, objetos, registro sonoro, desenhos, etc., como fragmento simbólico, significante e inspirador para outros artistas e o público. Além do elemento cênico que será fisicamente exposto neste segmento, FRAGMENTOS deseja compartilhar o conhecimento destes artistas através de entrevistas, inéditas ou já existentes, criando um banco de dados vivo.

 

Para esta mostra especial, o Brasil homenageará o cenógrafo Helio Eichbauer e celebrará os 50 anos de “O Rei da Vela”.

 

Em 2017, o Teatro OFICINA comemorou 50 anos com a remontagem O REI DA VELA.  Neste mesmo ano, a Quadrienal de Praga também comemorou seu cinquentenário. 

 

O cenógrafo Helio Eichbauer, através de seu trabalho para O Rei da Vela (1967), aponta para o encontro entre a influência europeia sobre a cultura brasileira e a formação de uma identidade cultural local; assim como sua carreira também sublinha a conexão entre a Bienal de Artes de São Paulo  e a Quadrienal de Praga.

 

O elemento cênico escolhido para ser exibido é a MAQUETE ORIGINAL, datada de 1967, criada por que Helio Eichbauer fez para a primeira montagem da peça.

 

A cenografia para O Rei da Vela, será, no contexto da PQ um ícone que reúne a trajetória do artista, da peça e da PQ. Explosões que aconteceram em 1967 e, 50 anos depois convergem para  tomar parte neste lugar de memória e legado que evoca a MOSTRA  FRAGMENTOS.

 

Título : O REI DA VELA , 1ºATO,

desenho de Helio Eichbauer , 1967

Foto de arquivo do artista

 

 

 

 

 

 

 

F3_BRAZIL_Drawing for ACT1_Rei-da-Vela.jpg

COMO PARTICIPAR

 

Coletaremos as entrevistas para encaminhar à PQ.

Se você já tem um material editado ou deseja produzir uma nova entrevista, você tem até o dia 01 de fevereiro de 2018 para encaminhar para nosso email  pq.19contato@pqbrasil.org , juntamente com a ficha de inscrição.