Muitas vezes, os trabalhos mais interessante são resultados de colaborações que atravessam fronteiras, reunindo talentos de diferentes localidades na elaboração de espaços dedicados à performance.
 
Sob o título: NOSSO TEATRO NO MUNDO, o curador Andrew Todd, integrante da equipe artística internacional da PQ2019  pretende criar uma exposição que reúna uma grande variedade de espaços:  construídos e definitivos, estruturas temporárias , estruturas efêmeras em áreas de difícil acesso; espaços projetados ou não por arquitetos.
 
Interessa ainda, abordar a arquitetura de edifícios e espaços que são trazidos à vida através da performance, combinando o pulsar da presença humana, as tradições do teatro e as tendências da arquitetura e da tecnologia.
 
Os trabalhos expostos nesta sessão deverão ser  produzidos em formato de  vídeo-documentário editado, finalizado e legendado em inglês, e que não exceda 5 minutos.
Sobre projetos realizados nos últimos 6 anos, no qual deve-se mostrar o edifício e seu espaço, bem como a forma como ele é usado no contexto de uma performance. É requerido também que o video-documentário  contemple um diálogo entre aquele que concebeu o projeto do espaço (arquiteto ou não arquiteto) e aqueles que o utilizam na finalidade da performance teatral: o designer da cena, encenador, compania teatral, performer, entre outros.