INTERSECÇÕES

MOSTRA PAÍSES E REGIÕES PQ2019

 

 

O projeto Cena#3: INTERSECÇÕES, de autoria Aby Cohen, curadora do Brasil na PQ2019, existe em continuidade ao projeto Desenhos de Cena#, investigação recente  de criação e exposição neste campo, cujas edições anteriores #1 e #2 foram realizadas em 2016(São Paulo) e 2017(Taipei).  Cena#3: INTERSECÇÕES desdobra-se em várias etapas, no formato de residências artísticas, no Brasil e no exterior.

 

No Brasil, a autora coloca o projeto à serviço da construção de trabalhos inéditos para serem apresentados na PQ2019, sendo importante ressaltar que para esta finalidade, sua realização se dá no contexto de Festivais de Teatro pelo país durante o ano de 2018 e possivelmente ainda em 2019. 

 

A primeira INTERSECÇÃO aconteceu em São Paulo, em março de 2018, integrando a programação da MITsp2018, no Memorial da Resistência; reunindo 21 participantes de 7 diferentes estados do país, selecionados a partir de cerca de 60 inscritos; estes participantes compartilham a assinatura de um projeto que reune instalação e performance e que terá sua transposição/síntese elaborada (em uma segunda fase) para ser apresentada na PQ2019.

 

A segunda INTERSECÇÃO  aconteceu em Cardiff - País de Gales /Reino Unido, em agosto de 2018, integrando o evento em comemoração aos 50anos da OISTAT, contando com a participação de artistas de  07 países e regiões  ( França, Bélgica, India , Coréia e, do Reino Unido: Escócia, Inglaterra e País de Gales). Neste caso, o resultado não irá à PQ2019.

 

A terceira INTERSECÇÃO  acontecerá  em Santos, de novembro  de 2018 a janeiro de 2019, como programação extendida do Festival MIRADA 2018. O local será a Fortaleza da Barra e  entre os participantes estão representantes de grupos de teatro e performance da Baixada Santista, e é aberto também à participação de outros interessados, de outras localidades.

 

INTERSECÇÃO_03: FRONTEIRAS

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA - MIRADA 2018

 

03 de novembro 2018 a 11 de janeiro 2019

Local: Fortaleza da Barra, Santos - SP

mirada.jpg

A terceira INTERSECÇÃO  terá lugar na Fortaleza da Barra, em Santos, no período de novembro de 2018 a janeiro de 2019, integrando a programação extendida do Festival MIRADA, realizado pelo SESC Santos. A residência acontece em duas fases:  a primeira compreende o processo criativo  para o desenvolvimento de cenas, instalações e performance em site specific e, a  segunda, é dedicada à síntese na transposição para um lugar neutro. 

 

Mediação e Curadoria:  Aby Cohen 

 

 

Fase 1: PROCESSO CRIATIVO em SITE_SPECIFIC

03 de novembro a 02 de dezembro (aos sábados e domingos)

Local: Fortaleza da Barra, Santos - SP

            

Fase 2: SÍNTESE

08 a 11 de janeiro de 2019 

Local: SESC Santos - SP 

INTERSECÇÃO_02:  (TRASHES)

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA  - OISTAT 50 anos

27 de agosto a 02 setembro 2018

Local: Wenvoe Tunnel / Cardiff, País de Gales - Reino Unido

Picture1.jpg
Image-4.png

A segunda INTERSECÇÃO  que aconteceu em Cardiff - País de Gales /Reino Unido, em agosto de 2018, integrou o evento em comemoração aos 50anos da OISTAT, contando com a participação de 10 artistas de  07 países e regiões  ( França, Bélgica, India , Coreía e, do Reino Unido: Escócia, Inglaterra e País de Gales). 

Os participantes desenvolveram seus trabalhos de cenas-instalações, a partir de um tunel desativado em Wenvoe, Cardiff, com 1,6milhas de extensão (aproximadamente 2.5km), usado no passado ara o transporte de carvão. Os  participantes foram provocados a responder sobre o que eles gostariam de enterrar ( esconder) ou desenterrar (revelar, buscar). Os resultados caminharam para um olhar sobre o ser  humano descartado, exilado, isolado;  sobre temas relacionados ao preconceito e  à exclusão.

Um  grande desafio, uma vez que todo o processo aconteceu em 5 dias de trabalho integral e o resultado final foi apresentado  em 4 sessões, para cerca de 90 profissionais do desenho da cena, de cerca de 30 países presentes ao evento.

 

Mediação e Curadoria:  Aby Cohen 

 

Participantes: 

Delphine du Barry 

Edward Soulsby

Faiz Zahir 

Jessica Ramm

Rachel  Meritt

Sandra Gustafsson

Shiori Yamamoto

Suwoo Son

Valentine Gigandet

Zoe Brennan

 

Agradecimentos especiais à equipe e estudantes da RWCMD por todo apoio na montagem e suporte técnico e operacional para esta realização

INTERSECÇÃO_01: RESISTÊNCIA

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA - MITsp2018

28 de fevereiro a 09 de março  2018

Local: Memorial da Resistência / São Paulo - SP

interseccions1_bx.jpg
DSC_6284_bx.jpg

A provocação inicial aos participantes foi estabelecer um diálogo com a MITsp 2018 por meio de um registro não-verbal, ou seja, pela elaboração de cenas e cenários-instalação ao longo do processo, a partir de intersecções entre os grupos de participantes de diferentes disciplinas do desenho da cena.  Além do local de referencia histórica e política na cidade de São Paulo, considera-se na criação das narrativas não verbais, os rastros produzidos pelo festival (ou seja, espetáculos, outras atividades pedagógicas e mesas de debate) em face ao questionamento: como o teatro capta a vida e a realidade? 

O processo aconteceu em uma série de seis encontros,  distribuídos ao longo de duas semanas de modo a abarcar o período anterior à mostra e os dias do festival, com apresentação das cenas no dia 9 de março, seguida por debate com a participação de José Roberto Jardim , diretor teatral.

Os participantes desta fase vieram de diversas partes do Brasil, foram selecionados entre cerca de 60 inscritos e assinam coletivamente esta realização.

 

Concepção do Projeto INTERSECÇÕES: Aby Cohen

Mediação e Curadoria na MITsp2018:  Aby Cohen e Renato Bolelli Rebouças

 

 

OCUPAÇÃO CENTRO DA TERRA

05 e 06 de maio / 09 e 10 de junho 2018

Local: Centro da Terra - São Paulo

Ddesdobramento em formato síntese, resulta em uma performance a partir da produção da residência, ocorrida em março, no Memorial da Resistência, dentro da programação do MITsp2018, que reuniu 21 artistas de diversas áreas do desenho da cena: cenografia, iluminação, figurino, som, visagismo, teatro de animação, entre outros.

 

Concepção do projeto: Aby Cohen

Mediação e curadoria na MITsp2018: Aby Cohen e Renato Bolelli Rebouças

Roteiro e Direção: José Roberto Jardim 

 

Participantes:

Alicio Silva

Ana Carolina Guedes Vianna
Dalmir Rogério Pereira
Daniel Ducato
Daniele Geammal
Debora Lutz
Erika Schwarz
Fabricio Lins
Fany Magalhães
Ivon Mendes
Julia Armentano
Juliana Luiza Choma
Keity de Oliveira Valença
Lucas de Oliveira
Marcelo Girotti Callas
Maria Celina Gil
Nadia Moroz Luciani
Renata Castillo
Roderick Steel
Silvana Marcondes
Vanessa Dias

 

Ouvinte-pesquisadora: 

Maria Eugênia da Silva Ribeiro