A Fundação Nacional de Artes (Funarte), vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), em parceria com a Grafias da Cena Brasil, anuncia o Chamamento Público PQBrasil 2027 (acesse aqui), que irá selecionar equipes curatoriais formadas por profissionais atuantes no campo das artes cênicas e performativas para a mostras do Brasil na 16ª Quadrienal de Praga, na República Tcheca.
É objeto deste Chamamento a seleção das equipes curatoriais que serão responsáveis pelas exposições brasileiras da Mostra dos
Estudantes (Student Exhibition) e da Mostra dos Países e Regiões (Exhibition of Countries and Regions) na 16a Quadrienal de Praga - a PQ 2027, a realizar-se no Palácio das Indústrias (Vystaviste - Exhibition Grounds), em Praga, República Tcheca, de 08 a 17 de Junho de 2027.
Com inscrições abertas PRORROGADAS até o dia 23 de fevereiro de 2026, esta iniciativa inédita representa um passo importante para a democratização da participação brasileira neste que é o maior evento dedicado ao campo expandido do desenho da cena e da performance no mundo.
O Chamamento é voltado a equipes curatoriais que atuem no campo das artes cênicas e performativas, contemplando duas linhas: Mostra dos Estudantes (ME) e Mostra dos Países e Regiões (MPR). As propostas devem dialogar com o tema da PQ 2027 e atender a todos os critérios, etapas e exigências descritos no Chamamento Público, onde constam informações detalhadas sobre objetivos, documentação, cronograma e processo de seleção.
As submissões devem ser enviadas exclusivamente por e-mail para: grafias.pqbrasil@gmail.com
Somente após o anúncio das duas equipes curatoriais selecionadas, em 23 de março de 2026, é que serão definidos com serão os processos de chamadas abertas e formatos de seleção dos trabalhos que farão parte das exposições.
Acesse os documentos:
CHAMAMENTO PÚBLICO PQBRASIL 2027
Prorrogação do prazo de inscrição
ANEXO I - FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
ANEXO II - MODELO DE ORÇAMENTO
TIRA-DÚVIDAS CHAMAMENTO PÚBLICO
ASSISTA NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE O BATE-PAPO SOBRE O CHAMAMENTO
(com participação especial da diretora artística da Quadrienal de Praga 2027)
PQ2015
Curadoria Geral: Ronald Teixeira
Curadoria Mostra Nacional: Doris Rollemberg, Ronald Teixeira e Rosane Muniz
Curadoria Mostra Estudantes: Sônia Paiva
Expografia Mostra Países e Regiões: Dóris Rollemberg
O tema foi resposta a um dos três conceitos norteadores da PQ`15 SharedSpace / POLITICA.
Ronald Teixeira, curador geral e da Mostra Países e Regiões, refere-se ao tema Politica “como um coletivo de comportamentos ímpares expressos pela criação da grafia da cena” e à proposta expositiva da Mostra, composta junto com Doris Rollemberg, curadora do conceito da Mostra Países e Regiões, como “um sítio arqueológico numa forma arbórea não controlada que recebe reflexões e depoimentos sobre espaços performativos, cenografias, trajes, desenhos de luz que se materializam por sensíveis presentificações ou invisibilidades habitadas em esferas que ativam o olhar perscrutador. Incomum abrigo labirinto esférico onde se desmitifica o desenho da cena e suas tradições figurativas.
Um território bruto que acolhe o diálogo provocador, que abriga a catarse, que instala a crítica”.
Doris Rollemberg reforça a escolha pelo conceito Politica que aponta o papel fundamental do designer como responsável pela (re)definição
do espaço da cena como um lugar de encontros e conflitos; e a partir do qual quis “investigar a existência de um lugar primeiro a ser desenhado,
um espaço singular. Revelar o lugar construído e habitado pelo designer, anterior à criação do espaço da cena...”
Rosane Muniz, curadora de conteúdo da Mostra Países e Regiões, destaca a aliança formada por uma equipe curatorial composta por artistas pesquisadores, o que reforça o caráter investigativo necessário para o alcance de se fazer representar por múltiplas vozes e inquietações. Mirando “a potência da redescoberta”., buscamos sete artistas que já ocuparam espaços individuais em outras mostras Brasileiras da PQ. Além destes, reunimos mais de 250 designers teatrais brasileiros, abrangendo todas as áreas do fazer cenográfico, norteados por regiões de origem, gênero, geração, área de atuação e trabalhos realizados entre 2010 e 2014, até chegarmos aos artistas que habitaram suas esferas com obras inéditas. O artista pensador era o foco.
29 designers foram convidados a elaborar uma releitura a partir de desenhos da cena significativos e de sua autoria. Para cada artista foi enviada uma cápsula – bola – e depois recolhidas para serem levadas à Praga.
Artistas participantes da Mostra Países e Regiões
Bia Junqueira | Caetano Viela | Camila Murano | Celso Sim | Cláudia de Bem | Eduardo Tudella | Fernando Marés | Fernando Mello da Costa | Flávio Graff
Freuza Zechmeister | Helio Eichbauer | João Marcelino | José de Anchieta | J.C. Serroni | Laura Vinci | Lu Bueno | Lúcia Chedieck | Marcelo Denny | Marcelo Lipiani
Márcio Tadeu | Marcos Flaksman | Marisa Bentivegna | Nádia Luciani | Nadja Naira | Rosa Magalhães | Samuel Abrantes | Simone Mina | Tomás Ribas | Yuri Yamamoto
Para a Mostra dos Estudantes, Sônia Paiva concebeu e conduziu o projeto Labirintos Compartilhados; produzido pelo Laboratório Transdisciplinar de Cenografia da Universidade de Brasília. O processo, que durou cerca de um ano, contou com a participação de 20 núcleos de ensino das regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Nordeste. Os projetos foram materializados em forma de cadernos (ou álbuns cartográficos, como ela define) priorizando-se o registro dos processos e percursos de criação do desenho da cena. Pesquisadores, educadores e estudantes brasileiros foram convidados à refletir sobre seus diferentes processos e particularidades regionais, como possibilidades de construção de um todo que retratasse de certa maneira uma unidade nacional.
PQ TRIBES
BAIANA E OBJECTARE
Baiana combina fantasia e realidade e foi concebido e apresentado em Praga por Gustavo Krelling e Miguel Marcarian Jr.
Ambos são figurinistas, Gustavo é um artist do carnaval, e Miguel é ator e historiador.
Objectare é uma performace concebida por Erika Schwarz, cenógrafa e figurinista. A performance é uma composição elaborada combinando corpos heterogêneos, o corpo humano com objetos encontrados em Praga, encapsulados por com um traje feito com tecido expansivel e semi transparente, da cor de pele
Além de delinear um dos três conceitos curatoriais norteadores para a PQ 2015, Aby Cohen concebeu o projeto NO MAN's LAND
NO MAN's LAND é uma espécie de arena ao ar livre onde curadores, designers, produtores, técnicos e público são convidados a ocupar e ‘desenhar cenas’ neste campo dedicado à justaposição de imagens, opiniões, ideias, ações e pensamentos.
Um projeto de ocupação através da cenografia, do desenho da cena. A escolha do local foi o ponto de partida para a definição da instalação.
PRAGUE CROSSROADS é de fato uma ‘encruzilhada em Praga’ localizada na região central, medieval da cidade, onde existe a igreja de St. Ann, fundada por St Wenceslas em 927 D.C e transformada pelo ex-Presidente tcheco, o dissidente, escritor e dramaturgo Václav Havel em um lugar de referência da cidade, no qual possam existir manifestações culturais em uma atmosfera de respeito pela diversidade multicultural do mundo moderno.
CROSSROADS Serviu assim como território de ocupação para Instalação e Ações pontuais na concepção de uma Região Livre -Transitória, sem fronteiras, sem domínio.
O projeto é inclusive concebido a partir da ideia de coexistir e compartilhar espaços (SharedSpace). Assim, dois artistas do Graffiti Art: Galo de Souza, do Brasil e Michal Skapa (Tron), da República Checa; e um designer de som: Ian Evans, do País de Gales, são convidados a trabalhar a partir de propostas distintas e criar um lugar – paIsagem de muitas camadas. Culminado em uma instalação em espaço aberto, público, reunindo os três conceitos da PQ 2015:
MUSIC (som) + WEATHER (ambiente) + POLITICS (ação)
Se você participou de uma sessão ou apresentou algum projeto individual, nos envie os dados e fotos da sua participação para incluirmos aqui.