PQ2023

PQ PERFORMANCE

 

PQ Performance é um programa composto por apresentações performáticas,   

com inscrições individuais abertas e comissariada por um curador internacional da PQ   

 

Diretora Artística PQ`23: Markéta Fantová   

Curadora PQ Performances: Carolina E. Santo   

 

EXPERIÊNCIAS RARAS

 

Chamada aberta para PQ PERFORMANCE, com curadoria da portuguesa Carolina Santo, que escolherá diversas apresentações para os 10 dias do Festival Quadrienal de Praga (8 a 18 junho 2023). As propostas serão encaminhadas diretamente para a curadora portuguesa Carolina Santo, pelo site da PQ, com inscrições abertas até 31 de janeiro de 2022.

 

A seção de Performances na PQ nos dá a melhor oportunidade de experimentar o desenho da performance / cenografia em sua forma ao vivo. A curadoria internacional da PQ acredita que o mundo, tal como é hoje, levou os criadores a serem ainda mais criativos, engenhosos, visionários e sem medo de experimentar. A situação atual tem feito com que muitos de nós tenham que reconsiderar nossos valores; performers foram forçados a repensar e inventar novas formas de compartilhar seus trabalhos com o público. O espaço em que trabalhávamos mudou e a nossa percepção do espaço mudou ao decorrer destes longos períodos de isolamento. Procuramos recursos perto de casa e isso também mudou algumas de nossas abordagens. Tudo isso trouxe de forma diferente paisagens de transição, fusão de espaços tangíveis e intangíveis, e nos tornou mais cientes de nossa necessidade de uma conexão e um toque mais próximos. Essa conexão mais próxima com o público é o que mais a PQ busca neste projeto.

 

Com base em uma chamada aberta, a curadoria internacional da PQ selecionará trabalhos performáticos que apresentem novos desenvolvimentos na área de desenho da performance / cenografia, que sejam visionários, corajosos e único. O time PQ promete que irá se esforçar para incluir uma seleção diversificada de apresentações de muitas partes diferentes do mundo.

 

Em apresentações ao vivo, será possível encontrar as mudanças e deslocamentos mais recentes, porque é aí que experimentamos as mais novas ideias, descobertas, experimentos e encontramos inesperados, únicos, e momentos irrepetíveis. Por performances, a PQ quer dizer qualquer tipo de performance, incluindo teatro, dança, ópera, arte performática, performance dirigida por artes visuais, performance de som ou de luz, ritual contemporâneo, performances de rua, teatro de fantoches e muito mais. No decorrer dessas performances, podemos experimentar a criação cenográfica usando todos os nossos sentidos. O trabalho do artista criador só termina quando todos os elementos de uma performance se tornam uma peça única, junto com o público.

 

O programa de Performance da PQ tem como objetivo conectar profissionais das artes cênicas, estudantes e públicos internacionais com o público em geral e visitantes de Praga. O foco principal da PQ 2023 é na cenografia contemporânea, mostrada em seu formato ao vivo por meio de performances, usando uma variedade de locais, incluindo o espaço principal da PQ e outros locais em diferentes áreas do centro de Praga.

 

 

Inscrições encerradas

Deadline para submissão das inscrições: 31 Janeiro 2022

Anúncio oficial das performances selecionadas: 31 Maio 2022

 

* A submissão de trabalhos brasileiros foi bastante elevada e os resultados ainda não foram anunciados. Continuamos no aguardo e aqui divulgaremos, assim que possível.

 

 

Texto da curadora Carolina E. Santo:

Imagine um lugar onde é possível treinar acrobacia, alugar um equipamento de mergulho, comprar frutas e legumes a agricultores locais, adquirir um martelo, um tapete novo, ou o mais recente computador portátil, beber um café com os seus amigos, ir ao teatro ou a um concerto de ópera rock depois de ter jantado no terraço de um food truck fumegante, enquanto decorre a filmagem de uma superprodução de Hollywood. E se começar a investigar, prepare-se para encontrar fantasmas e desvendar os aspectos mais obscuros deste lugar. Bem-vindo ao mercado de Praga (Prazská Trznice) onde vai decorrer a próxima PQ23, uma cidade dentro da cidade que se desdobra em vários mundos possíveis!

Esta chamada destina-se a todos os artistas que queiram celebrar a vida e a raridade dos seus encontros. Convidamos a explorar o potencial cenográfico da performance para imaginar, criar e expressar novas realidades, fabricar experiências comuns que realcem a singularidade dos mundos possíveis – passado, presente ou futuro. Deixemos a vibração extravagante deste mercado-cidade-mundo desafiar os períodos de isolamento forçado que todos vivemos, em que os gestos e objetos do nosso quotidiano se confundiram com as nossas frustrações e angústias mais profundas. Como é que a performance celebra a experiência de estarmos juntos no mundo? Como imaginar um futuro sustentável para o teatro e a performance como ocasiões para provocar encontros raros?

Pense no que tem para dizer já, de forma urgente. Chegou a altura de cultivar estados de presença fenomenais e coletivos, de assumir responsabilidades, de cuidar, de prestar atenção às ligações interespécies como ecossistemas vivos. E ao fazê-lo, deixar que o seu mundo secreto, pessoal, interior e local se abra ao resto do mundo. Vamos deixar que estes encontros inspirem futuros presentes, e que a performance revele a potencialidade dos espaços. Venha divulgar o espaço que existe dentro de si, expandi-lo, partilhá-lo e explorar estas experiências raras. Traga o seu mundo para a PQ23!

 

 

Para mais informações, clique aqui.