PQ2023

MOSTRA FRAGMENTOS II

 

 

NÚCLEO CURATORIAL FRAGMENTOS II

 

Arianne Vitale

Bia Junqueira

Heloisa Lyra Bulcão

Karina Machado

Lu Bueno

Lui Cobra

Marieta Spada

Rafael Bicudo

Renato Bolelli Rebouças

Rosane Muniz

Sergio Lessa

 
 
PQBRASIL 2023

Os artistas abaixo compõem o Núcleo Curatorial da Mostra Fragmentos II, parte da representação brasileira na Quadrienal de Praga 2023, o maior festival internacional dedicado às espacialidades, visualidades e sonoridades da cena. 

 

 

NÚCLEO CURATORIAL FRAGMENTOS II

 

 

 

Arianne Vitale (Campinas / SP)

Artista, figurinista, cenógrafa e arquiteta de cenas, professora e pesquisadora, atua em diferentes áreas das artes cênicas e visuais. É doutoranda pelo Laboratório de Práticas Performativas (PPGAC/USP). Cria cenografia e figurino para teatro e performance, em peças de diretores e companhias como Frank Castorf, Teatro da Vertigem, Teatro de Narradores, Eugenio Lima, entre outros, em São Paulo e Berlim, onde viveu por 7 anos. Participa na criação e produção de projetos e eventos culturais, curadorias, ações urbanas performativas e ministra workshops e cursos livres, além de ser professora em duas Faculdades na área de Cenografia e Figurino, Design de moda e Eventos. Dentre seus projetos de destaque estão “Encontros com a Arte Contemporânea”, desde 2017 e “Figurino em Ação”, desde 2016. Membro fundador da associação Grafias da Cena Brasil.

 

 

Bia Junqueira (Rio de Janeiro / RJ e São Paulo / SP)

Diretora de arte, cenógrafa, curadora, professora, diretora artística. Atuou na França em teatro, cinema, artes visuais e exposições, próxima a Patrice Chéreau, Tadeuz Kantor e Joseph Svoboda. Na Ópera de Paris, trabalhou com Jorge Lavelli, Roger Planchon e Bernard Sobel. Foi premiada pela APTR e Cesgranrio pelo conjunto de obras e pelo espetáculo “Eu, Moby Dick”. Teve obras expostas nas PQ’15 e PQ’19. Lecionou na École Supérieure du Spectacle-Paris, coordenou e ministrou cursos na FGV, Funarte, SP Escola de Teatro, Academia Internacional de Cinema e Escola Britânica de Artes Criativas. Palestrou em fóruns nacionais e internacionais de curadoria, foi jurada do Prêmio Shell de Teatro, curadora no festival online riofestiv.al, criadora e diretora-geral do riocenacontemporanea e é curadora do TEMPO_FESTIVAL. Membro fundador da associação Grafias da Cena Brasil.

 

 

Heloisa Lyra Bulcão (Rio de Janeiro / RJ)

Diretora de arte, cenógrafa, figurinista, pesquisadora e professora. Pós-doc em educação (UERJ, 2013-2019), doutora em artes cênicas (UNIRIO). Atua na visualidade da cena desde 1982, em teatro, dança, cinema e exposições. Idealizou e dirigiu o filme “Sidarta, em busca de si nesse mundo de nós” (2021). Foi professora nas graduações em Teatro e Design (UCAM), professora visitante da Universidad de Colombia e professora e coordenadora na EAT/FAETEC. Ministra palestras, oficinas e aulas (PUC-RJ, ESDI/UERJ, IARTES/UERJ, EAV). Indicada a prêmios APTR e Questão de Crítica pelo livro “Luiz Carlos Ripper para além da cenografia" (FAPERJ/DP et alii, 2014), é autora do livro “Luiz Carlos Ripper: poesia e subversão” (FUNARTE, 2016). Membro da ABRACE, OISTAT, núcleo fundador da plataforma teiabr e membro da diretoria da Grafias da Cena Brasil. 

 

 

Karina Machado (São Paulo / SP)

Artista cênica e visual, diretora de arte, empresária e advogada. Tem estudos e criações em fotografia, escultura, performance, instalações, escrita, desenho e gravura. Participou de exposições de arte no Brasil, Alemanha, Itália e Suíça. Desenvolveu projetos cenográficos para espetáculos de dança, ópera e teatro. Criou o desenho de exposições de arte e de design contemporâneo. Foi a idealizadora do Coletivo Casa Goia e do estúdio de criação Palavrapalco, que nasceu com o propósito de transformar qualquer espaço, físico ou virtual, em um palco de confluência e conexões entre espectadores e criações, sejam elas artísticas, literárias ou do design. Integra a equipe do Centro Cultural Veras. Administradora do estúdio FC Artes e Eventos Culturais, que produz conteúdos artísticos e culturais para eventos que acontecem no Brasil e na Itália. Membro da diretoria da associação Grafias da Cena Brasil.

 

 

Lu Bueno (São Paulo / SP)

Cenógrafa, figurinista, diretora de arte e designer. Doutoranda em design (FAU/USP), mestre em cenografia (ECA/USP). É coordenadora na SP Escola de Teatro e faz parte do corpo docente da Academia Internacional de Cinema. Atua como professora na pós-graduação dos cursos Direção de Arte e Cenografia e Figurino (Centro Universitário Belas Artes/SP). Cenógrafa e figurinista premiada (Shell, Pananco), diretora de arte em cinema, teatro, televisão e eventos há mais de 20 anos, com parcerias com os grupos de teatro: Cia de Ópera Seca; Circo Mínimo; Parlapatões, Patifes e Paspalhões. Uma das artistas na Mostra de Países e Regiões na Quadrienal de Praga 2015. É uma das fundadoras do grupo CenografiaBrasil, uma das idealizadoras da teiabr. Hoje, mantém a iniciativa sustentável e colaborativa "Banco de Tecido". Membro fundador da associação Grafias da Cena Brasil.

 

 

Lui Cobra (São Paulo / SP)

Artista multidisciplinar. Fez especialização em Cenografia pela Escola Britânica de Artes Criativas (EBAC), em 2020. Professore em identificação e reciclagem comportamental pelo Método Cobra. Atuou no laboratório de símbolos políticos com a boliviana Maria Galindo, pela 7° MIT de São Paulo (2020). Também integrou o time brasileiro na 14° Quadrienal de Praga: espaço e desenho da cena, como artista colaborador e performer. É Diretore de Arte pela produtora Malí de videografia e dirigiu a arte do curta metragem "#PRÓPIRANHA", de Isamara Castilho, em 2021. Desde 2018, é performer, produtore e co-criadore do coletivo Bixxo Da Cena, núcleo de pesquisa em circo expandido. Em 2021, fez a captação do curta “IRETI” e a cenografia e cenotécnica da peça de mesmo nome, do grupo Cia do Despejo.

 

 

Marieta Spada (Rio de Janeiro / RJ)

Cenógrafa e Figurinista, graduada em Cenografia (2008) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Trabalhou com Hélio Eichbauer nas exposições "Fernando Pessoa, Plural", "Universo" e "Sambrá, o Musical", além de ter assinado cenário e figurino de produções de teatro como "Entregue seu Coração no Recuo da Bateria", "Noviças Rebeldes", "Santa Maria do Circo", "Funk Brasil - 40 anos de baile" e "Saia". Atuou como figurinista assistente em "O Frenético Dancin`Days", direção de Deborah Colker, e como figurinista em "Ao redor da mesa, com Clarice Lispector", direção de Fernando Philbert. Cenógrafa assistente na comissão de frente da Mangueira (Carnaval 2020). Co-criadora do canal Cenogravando, desenvolvido durante a pandemia com a cenógrafa Natália Lana. Membro da diretoria da associação Grafias da Cena Brasil.

 

 

Rafael Bicudo (Pindamonhangaba / SP)

Diretor de cena, curador, figurinista, diretor de arte, professor e pesquisador. Mestre em artes pela ECA/USP. Foi diretor de cena de encenações de André Guerreiro Lopes, Antônio Araújo, José Celso Martinez Corrêa, Robert Wilson e Steven Wasson; diretor artístico do projeto “Marcas da Infância” (Prêmio Betinho 2018, 2020); educador de figurino e cenografia nas Fábricas de Cultura; artista-orientador na SP Escola de Teatro; palestrante, oficineiro e professor em cursos livres e de ensino superior; curador e membro de comissões de exposições, editais, concursos e festivais de teatro; criador de visualidade cênica de espetáculos teatrais; pesquisador, redator e editor dos catálogos brasileiros da PQ 2011 e 2015. É um dos idealizadores e integrante dos projetos Diretores de Cena Brasil, Papo da Coxia, teiabr. Curador do rAMPa, em Natal, RN. Membro fundador da associação Grafias da Cena Brasil.

 

 

Renato Bolelli Rebouças (Cotia e São Paulo / SP)

Diretor de arte, cenógrafo, arquiteto, professor independente e pesquisador. Integrante do Laboratório de Práticas Performativas (ECA/USP), onde se tornou mestre e doutor em cenografia. Vencedor dos prêmios Shell de Cenografia e CPT de Projeto Visual, em 2008, foi diretor de arte do Grupo XIX de Teatro e atua em teatro, ópera, dança, performance e exposições com a Cia. do Latão, Linhas Aéreas, grupo Espanca!, Teatro da Vertigem, Coletivo Legítima Defesa, MAPA Teatro (Bogotá), Caetano Vilela, Marta Soares, Frank Castorf (Berlim) e Contact Theatre (Manchester). Em Nova Iorque, 2019, foi artista residente do Hemispheric Institute of Performance and Politics, e pesquisador no Departamento de Performance Studies, NYU. É integrante da Usina da Alegria Planetária, ABRACE, OISTAT, IFTR e um dos idealizadores da teiabr. Membro da diretoria da associação Grafias da Cena Brasil.

 

 

Rosane Muniz (Rio de Janeiro / RJ e São Paulo / SP)

Artista cênica, jornalista, curadora, pesquisadora, professora e figurinista. Doutora e mestra em artes cênicas (ECA/USP). É autora do livro Vestindo os nus: o figurino em cena (Senac Rio, 2004); editora do Diário de Pesquisadores: traje da cena (2012), dos catálogos do Brasil na Quadrienal de Praga (PQ) 2011 e 2015 e criadora do canal "Vestindo a cena" e do projeto "Designers à beira do abismo". É coordenadora da subcomissão de figurino da Organização Internacional de Cenógrafos, Técnicos e Arquitetos Teatrais - OISTAT e foi curadora nos times brasileiros da PQ 2011 e 2015. Palestrante e professora convidada internacionalmente, é professora na pós-graduação da Belas Artes/SP, Senac/SP e UFRGS e da formação na SP Escola de Teatro. É integrante da ABRACE, OISTAT, IFTR e uma das idealizadoras da plataforma teiabr. Membro da diretoria da associação Grafias da Cena Brasil.


 

Sergio Lessa (São Paulo / SP)

Arquiteto, diretor, ator, cenógrafo e figurinista, integrante da Cia Quase Nada. Mestre e Doutor em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (ECA/USP), desenvolve pesquisas em Cenografia e Figurino Teatral, em que pesquisa o trabalho de composição cenográfica espacial de Peter Brook. Teve mestrado financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Artista multifacetário também é programador visual, e arquiteto e urbanista formado pela Universidade de São Paulo (FAU/USP). Atualmente, é professor, assistente de coordenação no curso de Arquitetura e Urbanismo, e coordenador dos cursos de pós-graduação "Cenografia e Figurino" e "Design de Interiores" no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Responsável por orientar a montagem do cenário de "O Inimigo do Povo" e "Facetas Rodriguianas" (2019) e pela cenografia de "Matriarcado de Pindorama", da Cia Estelar (2018). Membro fundador da associação Grafias da Cena Brasil.