PQ2023

MOSTRA DOS ESTUDANTES

 

 

 

NÚCLEO CURATORIAL MOSTRA DOS ESTUDANTES

 

Bruna Christófaro (UFOP-MG)

Ézia Neves (Escola de Teatro e Dança da UFPA-PA)

Fernando Marés (ACT- Ateliê de Criação Teatral de Curitiba-PR)

Guilherme Bonfanti (SP Escola de Teatro)

Helô Cardoso (Instituto de Artes da Unicamp)

Ivan Cabral (SP Escola de Teatro)

J.C.Serroni (SP Escola de Teatro)

Luiz Fernando Lobo (Cia. Ensaio Aberto-RJ)

Marcelo Girotti (UFRB-BA)

Márcio Tadeu (SP Escola de Teatro e Escola Livre de Santo André)

Paula De Paoli (SP Escola de Teatro)

Rosana Rocha (Fábrica de Cultura Zona Leste-SP)

Telumi Helen (SP Escola de Teatro)

Tiago Bassani (UFOB-BA)

Viviane Ramos (SP Escola de Teatro)

 

 

PQBRASIL 2023

Os artistas abaixo compõem o Núcleo Curatorial da Mostra dos Estudantes, que faz parte da representação brasileira na Quadrienal de Praga 2023, o maior festival internacional dedicado às espacialidades, visualidades e sonoridades da cena. 

 

 

NÚCLEO CURATORIAL MOSTRA DOS ESTUDANTES

 

 

Bruna Christófaro

Diretora de arte e cenógrafa. Doutora em Artes pela Universidade de Lisboa (2021), colaboradora do ITI/LARSYS. Mestre em artes cênicas pela UFBA (2007) e Arquiteta e Urbanista pela UFMG (2002). Professora de Cenografia e Caracterização na Universidade Federal de Ouro Preto. Atua em direção de arte, instalação, arte interativa, planejamento e coordenação de pessoal, criação e montagens de cenografia. 1º Lugar na categoria Projetos Especiais - Direção de Arte e Cenografia do Programa "Dango Balango" de televisão, Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB/MG); indicada ao Prêmio Shell de Teatro e ao prêmio SINPARC pela cenografia do espetáculo "Amores Surdos", do Grupo Espanca!, Menção Honrosa no Prêmio Opera Prima - "Projeto Para Um Teatro Contemporâneo", Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB/SP).

 

 

Ézia Neves

Arquiteta, cenógrafa e figurinista paraense. Doutora em arquitetura e urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2007), graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade da Amazônia. Docente da Escola de Teatro e Dança Universidade Federal do Pará, desde 2004, onde atua como professora no curso Técnico de Cenografia, desde 2005, e no Curso Técnico em Figurino Cênico, desde 2010, curso que criou e coordenou por sete anos. Criou cenografias e figurinos para diferentes espetáculos. Orientou a proposta de figurino da Escola de Teatro e Dança da UFPA. Foi selecionada para a Mostra dos Estudantes do Brasil, na Quadrienal de Praga, em 2007.

 

 

Fernando Marés

Cenógrafo e professor. Mestre em teatro pelo PPGT/UDESC. Desde 1980, atua profissionalmente em companhias de teatro, dança, música, cinema e instituições culturais como o Centro Cultural Teatro Guaíra  e a Companhia Brasileira de Teatro de Curitiba/PR. É cenógrafo residente na Cia. Iliadahomero, de Curitiba. Colaborou como cenógrafo com diversos diretores do Brasil, como Aderbal Freire Filho, Luiz Carlos Ripper, Ademar Guerra, Francisco Medeiros, Felipe Hirsch. Leva os trabalhos de seus alunos de cenografia do Ateliê de Criação Teatral (ACT) para a Mostra dos Estudantes do Brasil, na Quadrienal de Praga 2003. Participa como artista na exposição brasileira da Mostra Países e Regiões, da Quadrienal de Praga 2015. Prêmios Shell de cenografia para ‘Esta criança’ e ‘Krum’, direção de Márcio Abreu.

 

 

Guilherme Bonfanti

Light Designer paulista, desde o final da década de 1980, com projetos de iluminação no país e no exterior. É um dos fundadores do Teatro  da Vertigem, com Antonio Araujo. Trabalhou com diversos profissionais na área do teatro, dança, música, exposições e arquitetura. Destaque para projetos nas  XXIII, XXIV, XXV e XXVII Bienal Internacional de São Paulo,  III  e V Bienal Internacional de Arquitetura, Brasil + 500 Mostra do Redescobrimento. Trabalhou na São Paulo Fashion Week e na Semana da Moda. Criou e coordena o primeiro curso de iluminação regular de São Paulo, na SP Escola de Teatro, desde 2010. Trabalhou em diversos países da Europa, Estados Unidos e Ásia. Recebeu diversos prêmios e indicações, como SHELL, APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte), MAMBEMBE, APETESP e PANAMCO

 

 

Heloisa Cardoso

Artista Visual, com trabalho direcionado ao teatro. Desde 1973, cria objetos e projetos tridimensionais. Docente do Instituto de Artes da Unicamp, desde 1986, coordenadora do curso por cinco anos, participa da Quadrienal de Praga desde 1995, representando o Departamento de Artes Cênicas da Unicamp, na seção das Escolas; é artista colaboradora da SP Escola de Teatro. Trabalhou com Yolanda Penteado (fundadora da Bienal de São Paulo) organizando fichários e pesquisas iconográficas. Desde 1983, participa de montagens cênicas como mascareira, cenógrafa e figurinista; de exposições, performances, congressos, festivais nacionais e internacionais. Recebeu prêmios e indicações em cenografia, figurino e artes gráficas. Atualmente aprimora sua poética em desenhos, telas, tecidos, figurinos e tintas têxteis naturais.

 

 

Ivan Cabral

Estudante de psicanálise, ator e dramaturgo. É doutor em teatro (ECA/USP). Cofundador da Companhia “Os Satyros” de teatro. Recebeu os mais importantes prêmios do teatro brasileiro, como Shell, APCA, Governador do Estado, Aplauso Brasil, Arcanjo de Teatro, Cidadão Paulistano, entre outros. Atuou em mais de 20 países. Escreveu dezenas de textos, traduzidos para outras línguas. Deu nome a um importante teatro na cidade de Registro: o “Caixa Preta”. É também cineasta e escreve para TV e Cinema, com roteiros em parceria com Rodolfo Vasques. É um dos fundadores da SP Escola de Teatro, onde atualmente é diretor executivo.

 

 

J. C. Serroni

Cenógrafo, figurinista e arquiteto especializado em teatros. Participou de 8 edições da Quadrienal de Praga, de 1987 a 2015, e recebeu, em 1995, a Golden Triga, prêmio máximo deste evento. Tem vários livros publicados na sua área de atuação. Foi integrante do CPT-Sesc por 20 anos. Fundador e coordenador do Espaço Cenográfico de São Paulo. Já realizou cerca de 200 cenografias para teatro, shows e óperas. Em sua trajetória de quase 50 anos de teatro, recebeu mais de 30 prêmios no Brasil e no exterior. É um dos fundadores da SP Escola de Teatro de São Paulo, onde atualmente coordena os cursos de cenografia, figurinos e técnicas de palco.

 

 

Luiz Fernando Lobo

Diretor, dramaturgo e ator. Fundador e Diretor Artístico da Companhia Ensaio Aberto, desde 1992, e diretor presidente do Instituto Ensaio Aberto, desde 2008. Em 2010, assumiu a direção geral do Armazém da Utopia, sede do grupo. Dentre os trabalhos mais importantes, dirigiu "Cemitério dos Vivos", "A Mãe", "Companheiros", "Havana Café", "Sacco e Vanzetti", "10 Dias que abalaram o mundo", "Canto Negro", "Luz nas Trevas" e "A Mandrágora"

 

 

Marcello Girotti

Cenógrafo, figurinista, iluminador, contrarregra e maquinista. Doutorando na Universidade da Bahia (PPGAC/UFBA); mestre em Artes Cênicas (ECA/USP); graduado em Arquitetura e Urbanismo (Universidade Mackenzie/SP). É professor do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas do CECULT/UFRB. É membro do grupo de pesquisa sobre Tecnologias e Hibridismos na Cena (Tec_Hibris/UFRJ). Em 2006, concluiu o curso livre do Espaço Cenográfico de São Paulo, lugar em que participou da equipe de criação do projeto ‘Brazilian Birds’, selecionado para participar da Scenofest, evento que ocorreu como parte da  Quadrienal de Praga (PQ), em 2007. Desde então, participa regularmente desse evento. Orientou obra audiovisual de cenografia, selecionada para a Mostra dos Estudantes, na PQ 2019.


 

Marcio Tadeu Santos Souza

Cenógrafo, figurinista, artista gráfico, ator e professor. É arquiteto (FAU-USP) e formado em Interpretação Teatral  (EAD-USP). Desde os anos 1970, trabalha em cenografia e figurino para teatro, dança e shows. Foi cenógrafo na TV Cultura por três anos. Fundou e atuou em grupos teatrais como O Pessoal do Victor, Luz in Tenebris e Teatro dos Benditos Malditos. Recebeu prêmios como Governador do Estado, APCA, APETESP, indicação para Moliére. Foi um dos fundadores do Departamento de Artes Cênicas e coordenador dos Laboratórios de Cenografia e Indumentária do IA/ UNICAMP. Foi artista convidado da Mostra Espaço da Cena Latino-Americana e da Seção Nacional da Quadrienal de Praga 1999. Representou a Unicamp nas Mostras das Escolas da PQ, de 1995 a 2019. É colaborador na UNICAMP e na SP Escola de Teatro.

 

 

Paula De Paoli

Arquiteta, cenógrafa, designer gráfico e figurinista. Com pós-graduação em design de hipermídia, é mestranda em Arquitetura, Urbanismo e Design. Cursou Cenografia com J.C. Serroni no CPT/ núcleo Antunes Filho e é formadora convidada da SP Escola de Teatro nos cursos de Cenografia e Técnicas de Palco, desde a criação do curso em 2011. Foi professora de Desenho de Moda na Faculdade Santa Marcelina e hoje participa de bancas de figurino, estilo e ilustração. Atuou como cenógrafa, figurinista e designer gráfico em diversos espetáculos, exposições, novelas e musicais - com indicação ao prêmio Bibi Ferreira. Participou de 5 edições da Quadrienal de Praga como colaboradora e designer. Desenvolveu o catálogo da Quadrienal de Praga de 1999 e apresentou a performance “A Famigerada”, na PQ 2015

 

 

Rosana Rocha

Artista visual, cenógrafa, diretora de arte e educadora. Tem formação em artes plásticas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), em cenografia e figurino pela SP Escola de Teatro e especialização em Arte-Educação pelo SENAC. Trabalhou como assistente de cenografia em projetos teatrais e expositivos no Espaço Cenográfico (São Paulo). Atuou como cenógrafa, figurinista e diretora de arte em diversos grupos de teatro e cinema. Participou da Mostra dos Estudantes do Brasil, na Quadrienal de Praga de 2015 e ministrou cursos e oficinas sobre Cenografia e Figurino, em São Paulo e Goiás.

 

 

Telumi Hellen

Cenógrafa e figurinista. Formada em artes plásticas. Começou a carreira no CPT com Antunes Filho e J.C. Serroni em 1987, onde atuou como figurinista e cenógrafa durante 11 anos. Ministrou cursos e oficinas no Espaço Cenográfico, além de atuar como figurinista e cenógrafa em teatro, óperas, exposições e outros. Ganhou os prêmios Coca-Cola e APETESP. Indicada ao Prêmio Shell 2017 com a cenografia de "Dezuó", com o núcleo Macabéa, e ao Shell 2018, pelo figurino de "Esperando Godot", com o núcleo Garagem 21. Participou de sete edições da Quadrienal de Praga, onde coordenou quatro exposições brasileiras na Mostra dos Estudantes e fez parte da equipe ganhadora da Triga de Ouro em 1995. Tem participado de bancas da Faculdade Sta Marcelina de moda (SP). É artista docente na SP Escola de Teatro desde sua fundação em 2011.

 

 

Tiago Bassani 

Artista visual e professor. Docente do curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), onde também coordena o grupo de estudos Corpo-Matéria. Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Arte na Universidade Federal de Uberlândia (GRUPA/UFU). Criou cenografias e figurinos em produções de diferentes linguagens. Participou da Mostra dos Estudantes Brasileiros na Quadrienal de Praga 2015. Realizou exposições individuais e coletivas. Se interessa pelos processos de criação em diferentes plataformas como performance, cenografia, vídeo e desenho, com a perspectiva para o corpo e suas ações possíveis nos espaços.

 

 

Viviane Ramos

Diretora de arte, aderecista e pesquisadora. É artista docente no curso de Técnicas de Palco, na SP Escola de Teatro, desde a fundação do curso em 2011. Iniciou trabalhos na área de cenografia no Espaço Cenográfico de São Paulo, como aprendiz do cenógrafo J.C. Serroni, onde trabalhou por 10 anos. Foi coordenadora assistente na pesquisa para o livro - "Teatros: Uma memória do espaço cênico no Brasil", de J.C. Serroni. Participou da Quadrienal de Praga 2003 como coordenadora de montagem da seção brasileira de figurinos e, em 2007 como orientadora na execução de adereços e figurinos no trabalho dos alunos do Espaço Cenográfico na Scenofest. Trabalhou na FCR Produções Artísticas, como assistente do cenógrafo Luís Rossi. Mantém trabalhos como pesquisadora, aderecista e diretora de arte para vídeo clipes e filmes de curta metragem.